Artes à Escola dá a conhecer artistas portuguesas aos alunos
Atualizado em 13/06/2023MULHERES ARTISTAS PORTUGUESAS, foi a proposta da Associação Porta 37, com a participação de Andréa Fernandes e Gheysla Nascimento, que nos dias 24 e 31 de maio de 2023, teve lugar na Escola Básica do Frei Aleixo, inserida no projeto municipal “Artes à Escola”.
O projeto leva às turmas de 4º ano, quatro sessões de intervenção artística relacionadas com grandes nomes da área cultural do panorama português do século XX. De uma forma divertida, as crianças ampliarão os seus conhecimentos sobre o universo das artes a partir de sugestões de exercícios artísticos propostos pelas dinamizadoras da atividade, focando-se em grandes nomes que deixaram um legado excecional na cultura portuguesa. Dando espaço para estudar os seus feitos, abordar-se-ão também as lutas que estas mulheres enfrentaram para conseguirem triunfar em Portugal.
Cada artista foi cuidadosamente selecionada de modo a compreender diversas áreas culturais, dando a oportunidade aos alunos de experimentarem várias expressões artísticas. As selecionadas são: Amália Rodrigues, cantora; Eunice Muñoz, atriz e encenadora; Florbela Espanca, escritora e poetisa; Paula Rego, artista plástica.
No dia 24 de maio, a artista que foi dada a conhecer pelo projeto foi a escritora e poetisa Florbela Espanca e, no dia 31 de maio, a sessão foi dedicada à atriz Eunice Muñoz.
Neste projeto já foram abordadas três artistas portuguesas nascidas no Alentejo Florbela Espanca (Vila Viçosa), Eunice Muñoz (Amareleja) e Paula Rego. Durante o mês de junho, no âmbito desta atividade, será ainda realizada a última sessão sobre Mulheres Artistas Portuguesas.