Exposição Évora nos Detalhes celebra 30 anos de OCPM
Atualizado em 08/09/2023De forma a assinalar o 30º aniversário da Organização das Cidades património Mundial (OCPM), a Câmara Municipal de Évora promove, no Jardim Público, a exposição fotográfica “Évora nos Detalhes”, composta por um conjunto de 30 fotografias que pretendem colocar em evidência detalhes e perspetivas menos convencionais, convidando o visitante a descobrir o Centro Histórico sem um itinerário específico. O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, visitou esta exposição que pode ser visitada até ao próximo dia 30 de setembro.
Porque o conjunto classificado de Évora não é constituído apenas pelas grandes praças, casas nobres ou monumentos emblemáticos, queremos oferecer aos visitantes a singeleza do casario, a beleza de portas, janelas e outros elementos, para os quais não basta apenas olhar.
A OCPM é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada a 8 de setembro de 1993, em Fez (Marrocos), que valoriza e salvaguarda o legado histórico e patrimonial das cidades e sítios classificados como Património Mundial pela UNESCO. A OCPM conta, neste momento, com mais de 300 cidades e sítios classificados em todo o mundo.
Évora foi uma das cidades fundadoras e, ao longo destes 30 anos, colaborou e contribuiu para a consolidação desta organização, participando em diversos projetos comuns. Recentemente, a cidade de Évora voltou a desempenhar um papel de destaque, integrando o Conselho de Administração e Vice-Presidência da OCPM. É, nesse âmbito, que ajudámos a construir a nova estratégia, o designado “Roteiro do Québec 2022-2024”, aprovado durante o Congresso Mundial ocorrido no Québec em setembro de 2022, o qual apresenta uma nova visão de sustentabilidade para as cidades e sítios classificados.