Sono das crianças debatido por famílias e técnicos em Évora
Atualizado em 02/05/2023Uma oficina intitulada “O Brincar, o sono das crianças dos 5 aos 11 anos” realizou-se na tarde de 27 de abril, no Palácio D. Manuel, na sequência do estudo que decorreu entre 2018-2021 no concelho de Évora sobre os Hábitos da Atividade Física e os Hábitos de Sono das crianças do 1º ciclo.
Tratou-se de uma ação de divulgação de dados para encarregados de educação, professores, auxiliares, técnicos de saúde sobre a temática do brincar e do sono com base no trabalho da equipa do estudo, composta pelos Agrupamentos de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Severim de Faria, André de Gouveia e Gabriel Pereira; a Administração Regional Saúde – Saúde Pública, Saúde Escolar; o Hospital de Évora – Serviço de Pediatria; a Universidade de Évora – Departamento de Matemática; e a Câmara Municipal de Évora – Serviços de Juventude e Desporto, Serviços de Educação. Contou ainda com a participação de Filipe Glória Silva (médico pediatra e especialista em sono).
As comunicações acerca do estudo ficaram a cargo de Filipe Glória Silva (Pediatra) e de Guida Veiga (Professora da Universidade de Évora), tendo dado as boas vindas em nome do Presidente da Câmara Municipal de Évora, o seu Secretário, Pedro Costa.
Das 70 pessoas participantes neste evento, 85% são encarregados de educação interessados nos dados do estudo e em orientações para ajudar as crianças a planear os tempos de sono e de brincar. Assim como nas consequências de não brincar, do brincar pouco, do dormir pouco e do dormir mal.
Os resultados deram a conhecer aspetos da atividade física e desportiva na infância, em especial a que é realizada no âmbito do Brincar, aspetos e questões do Sono e as suas implicações no bem-estar e na saúde da criança. Os participantes colocaram várias questões aos comunicadores, mantendo a sessão muito animada.
Durante a hora em que decorreu a sessão, técnicos da Câmara municipal de Évora e alunas da licenciatura em reabilitação dinamizaram atividades da iniciativa municipal “Brincar lá fora”, desenvolvida em parceria com a Universidade de Évora e cuidaram das dos mais novos. Estiveram presentes cerca de 35 crianças, enquanto as famílias estavam a frequentar o evento, que brincaram com grande entusiasmo e experimentaram diversos tipos de jogos e divertimentos.