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O PROJETO
O Município de Évora, no âmbito de uma candidatura ao PIPSE – Programa (Inter)municipal de Promoção do Sucesso Escolar, criou o Projeto Municipal de Promoção do Sucesso Escolar – ECO, que tem a duração prevista de 24 meses (anos letivos 2025/26 e 2026/27)
Total da operação: 142.230,82 €
OBJETIVOS
O Projeto ECO tem como objetivo promover métodos de estudo e desenvolver competências de oralidade, leitura e escrita, contribuindo para a melhoria do sucesso escolar. O não desenvolvimento adequado destas competências pode afetar o autoconceito, a autoeficácia e a motivação dos alunos, influenciando o seu desempenho escolar e comprometendo o seu percurso académico. O Projeto ECO visa, precisamente, apoiar os alunos nestas áreas, colmatando estas dificuldades e promovendo o sucesso escolar de forma integrada.
INTERVENIENTES E RESPONSABILIDADES
MUNICÍPIO
Cabe ao Município garantir a visibilidade das ações, a mobilização dos recursos comunitários e culturais e a sustentabilidade das iniciativas.
AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS (AE)
Os AE deverão acompanhar a dimensão pedagógica da intervenção, garantindo a qualidade das aprendizagens e a promoção de práticas inclusivas, concretizadas através do diagnóstico e intervenção adequada às dificuldades de aprendizagem.
Gestor de equipa do AE:
CIEP (Centro de Investigação em Educação e Psicologia)
No âmbito dos Programas (Inter)municipais de Promoção do Sucesso Escolar, a CIMAC submeteu a candidatura do projeto REAGE+, Região +Educativa, Alentejo Central em Rede, com enfoque na contratação de uma equipa externa especializada em monitorização e avaliação de projetos educativos.
A equipa do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Educação da Universidade de Évora garantirá, mediante uma abordagem participativa e integrada, com recolha de dados quantitativos e qualitativos, a monitorização e avaliação do projeto ECO.
EQUIPA ECO
O projeto contará com uma equipa de 2 profissionais especializados, recrutada pela Câmara Municipal de Évora, que intervém com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho em algumas escolas dos Agrupamentos de escolas Severim de Faria (EB de Almeirim e EB de S. Manços) e André de Gouveia (EB Frei Aleixo e EB Graça do Divor). As intervenções conduzidas por esta equipa poderão ser de caráter individual e/ou em grupo, realizadas em articulação com as equipas docentes e técnicas das escolas, bem como com as famílias.
ATIVIDADES
A intervenção ECO é personalizada e adaptada a cada contexto escolar, em que:
Diagnóstico
Numa primeira fase, é realizado um diagnóstico junto dos alunos, identificando dificuldades específicas e potencialidades. Com base nesse diagnóstico, são identificadas as crianças a acompanhar, tendo em conta as necessidades detetadas e a capacidade de resposta da equipa.
Planeamento da intervenção:
Será realizada uma avaliação das necessidades de apoio e planificado o trabalho a desenvolver com cada criança, em articulação com o docente titular de turma e a família/encarregado de educação.
Intervenção
A intervenção poderá ocorrer em momentos distintos ao longo dos 24 meses, abrangendo diferentes grupos de alunos, conforme a evolução das situações identificadas.
A intervenção ECO incluirá:
LEIAMOS
A metodologia Leiamos (https://recupera.dge.mec.pt/recurso/leiamos) permite a avaliação, diagnóstico e fornece ferramentas para a intervenção, no que respeita às competências pré-leitoras e leitoras, ao nível do processamento fonológico (ex. consciência fonémica) e da palavra escrita (ex. descodificação), com recurso a materiais pedagógicos e a uma aplicação (app.leiamos). Esta solução será disponibilizada à equipa multidisciplinar e docentes, a quem será garantida formação e o acompanhamento individualizado dos resultados dos alunos pela equipa Leiamos. O projeto decorre ao longo de cada ano letivo e os resultados são monitorizados através da avaliação individual de cada criança, num momento inicial e uma avaliação final.
A metodologia LEIAMOS será desenvolvida, no concelho de Évora com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho em algumas escolas dos Agrupamentos de escolas Severim de Faria (EB de Almeirim, EB de S. Manços e EB S. Sebastião da Giesteira), André de Gouveia (EB Frei Aleixo e EB Graça do Divor) e Manuel Ferreira Patrício (EB Cruz da Picada).
MUS-E
O MUS-E é um projeto de âmbito internacional desenvolvido pela Associação Menhuin Portugal, com objetivos artísticos, pedagógicos e sociais, que se encontra implementado em Portugal desde o ano letivo 1996/1997.
O trabalho do MUS-E visa promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal através de atividades artísticas, contribuindo para a prevenção e resolução de questões de violência, racismo, exclusão social, escolar e cultural, absentismo e insucesso escolar de muitas crianças e jovens. A intervenção do MUS-E no AE Manuel Ferreira Patrício será determinante para garantir uma maior motivação das crianças e uma mais fácil articulação com as famílias, bem como em termos da promoção de competências comunicativas.
FAMÍLIAS
No que respeita ao nível comunitário e de articulação com as famílias, está prevista a realização de sessões para famílias, quer na Ludoteca, quer nos estabelecimentos escolares. Estas sessões visam fortalecer a ligação das famílias às intervenções a decorrer nas escolas; terão um formato informal e incidirão sobre as grandes áreas do desenvolvimento da criança e o conhecimento da legislação em vigor, como resposta à diversidade de alunos.
AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
A monitorização e avaliação do Projeto ECO são asseguradas pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, garantindo o rigor científico e a medição do impacto educativo.
Para saber mais sobre o Projeto ECO ou para participar nas suas ações:
Divisão de Educação e Intervenção Social:
Tel.: 266 777 108
Email: cme.deis@cm-evora.pt
Sophie Fachada (Psicóloga)
Email: sophie.fachada@cm-evora.pt
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