Arquivado: Exposição “Um pedaço de cortiça, uma navalha, uma pedra de amolar e as mãos”, de Joaquim Serralha

Atualizado em 31/03/2023

Miniaturas em cortiça, peças únicas na Europa

As peças expostas são feitas em cortiça cozida e pintadas à mão. As Máquinas, Tratores, Semirreboques e Alfaias, são modelos cujo autor fabrica com muita dedicação e paixão.

O artesão tenta reproduzir estes modelos o mais fielmente possível, pela visualização de fotografias nos catálogos ou manuais das marcas. Alguns destes modelos, principalmente tratores e alfaias, também já foram conduzidos e manobrados pelo autor, tratorista de profissão.

Esta arte de trabalhar a cortiça vem de menino, na falta de brinquedos ou de dinheiro para os comprar, ele próprio os fazia, com cortiça ou latas de conserva ou qualquer outro material disponível na época.

Em 1975. Assume a sua paixão pelo artesanato e começa a levar este hobby mais a sério. O seu portfólio começa nesta altura. Ao longo destes últimos 40 anos, veio sempre a aperfeiçoar a sua arte. Algumas das peças expostas, demoram mais de um ano a concluir, com a regra de escala de 1:20, muito gosto e paciência, outras, as mais antigas sem qualquer regra, apenas com a dedicação visível.

Joaquim Serralha, com a sua arte, contribui em muito para a preservação da memória da mecanização agrícola em Portugal.

Inauguração dia 17 de fevereiro pelas 17h30.