Início > MUNÍCIPE > Projetos Municipais > EducArte > Caraterização do Projeto
O Projeto Municipal de Promoção do Sucesso Escolar – EducArte é um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
Trata-se uma oferta de educação não formal, de caráter preventivo, que pretende explorar a LITERACIA EMOCIONAL.
Porquê a Literacia Emocional?
Uma criança capaz de compreender as suas emoções será também capaz de compreender como o seu comportamento influencia o comportamento dos outros, é capaz de pensar sobre as suas experiências e como elas afetam o seu bem-estar, a sua felicidade e o seu crescimento. Quanto mais cedo a criança começar a trabalhar as suas emoções, mais facilmente conseguirá adaptar-se às diversas fases do seu percurso escolar (por exemplo a passagem do pré-escolar para o 1º ciclo ou do 1º ciclo para o 2º ciclo).
O principal objetivo do EducArte é, através da Literacia Emocional, contribuir para o sucesso educativo das crianças. Pretende-se valorizar a relação entre escola, família e comunidade como pilares fundamentais para este sucesso.
São ainda objetivos do EducArte:
Ao falarmos de emoções temos que falar também das relações com os outros. Assim, as ações do EducArte serão realizadas e pensadas para a intervenção com o grupo, sem esquecer o trabalho individualizado com a criança (caso se justifique):
(Acompanhamento, monitorização de alunos e famílias)
Esta ação tem um carácter complementar à ação das Equipas Multidisciplinares dos Agrupamentos na identificação, encaminhamento e acompanhamento de situações de fragilidade familiar e emocional das crianças e alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino através da elaboração, desenvolvimento e gestão de Plano Individual de Intervenção (PII) para as crianças e alunos dos estabelecimentos de educação e ensino participantes referenciadas para situações de risco, acuatelando a devida articulação, intervenção e participação da família e outras respostas/organizações presentes no território.
Através do Emocionarte levamos às turmas dinâmicas de meditação, relaxamento e estratégias para o treino do tempo de atenção.
O Laboratório é o nosso ciclo de competências pessoais e sociais. Com atividades de role play, visualização de alguns filmes, construção de pequenas “ferramentas” para utilizar no dia-a-dia, muita partilha e muita reflexão, trabalhamos a compreensão, identificação, regulação e utilização das emoções em nós e no outro.
Ciclo de atividades com a família e para a família, em contexto não letivo, abordando temáticas variadas tendo sempre por base aquilo que é a linha condutora de todo o projeto: as emoções.
Nesta ação, que tem o mesmo nome do projeto, aplicamos os conteúdos desenvolvidos no Laboratório de Emoções a elementos artísticos. Redesenhar o autorretrato da Frida Kahlo e do Van Gogh com alegria, medo, nojo, raiva, tristeza e surpresa, pintar e dançar ao som do que a música nos faz sentir, contar histórias emocionais como os recortes de Matisse, criar expressões faciais com alimentos como Arcimboldo; são alguns dos exemplos do que fazemos na ação Educarte.
Temos sempre muita vontade de mostrar tudo o que se faz no projeto Educarte, e é através da ação Streetlearning, com recurso às tecnologias de informação, que fazemos chegar à comunidade educativa de cada turma, os conteúdos que são desenvolvidos. O meio de comunicar o que é feito é escolhido por cada grupo, podendo assumir formatos como rádio, jornal, televisão, etc.
A EQUIPA
Para a construção e execução das ações e atividades o projeto conta com uma equipa multidisciplinar composta por:
ASSESSORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
Para a monitorização e avaliação das ações o projeto contará com a assessoria técnico pedagógica de uma equipa pluridisciplinar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 meses | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__utma | 12 meses | Usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma. É atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics. |
_ga | 12 meses | Usado para distinguir utilizadores pelo Google Analytics. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |