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Câmara Municipal de Évora – Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança.
Nuno Camelo | Joaquim Piteira
Mediante manifestação de interesse e agendamento.
25 participantes
Estabelecimentos de educação e ensino.
Duração: 45 minutos, exceto na ação “Radioamadorismo”.
Crianças de creche e de jardim-de-infância.
A segurança e a proteção são assuntos sérios, mas que podem e devem ser abordados de forma lúdica para que a mensagem possa chegar às nossas crianças. Sons, cores, imagens, modelos, brinquedos importantes, através de uma linguagem, adequada às crianças, indo ao encontro da forma como elas veem o mundo.
Alunos do 1.º CEB
A segurança e a proteção são assuntos sérios, mas que podem e devem ser abordados de forma lúdica para que a mensagem possa chegar às nossas crianças. Sons, cores, imagens, modelos, brinquedos importantes, através de uma linguagem, adequada às crianças, indo ao encontro da forma como elas veem o mundo.
Alunos do 1.º CEB.
A Terra treme, mas não será de frio. A Terra treme porque está viva, em movimento e sempre em desenvolvimento. As placas que formam a Terra afastam-se, aproximam-se, a sua dinâmica cria montanhas e forma mares e vales. A Terra tem uma história e compreender essa história ajuda-nos a compreender o planeta e a forma como está vivo. O sismo, apesar de não ser previsível, acontecerá sempre e por isso, as nossas crianças devem estar preparadas para saber como agir.
Luís Mota e Nuno Camelo.
ARE – Associação de Radioamadores de Évora.
As comunicações em tempo de crise, pelas mais variadas razões, podem falhar ou até mesmo colapsar, porém, pela sua importância, a comunicação é imprescindível no socorro e na recuperação das populações.
Pretende-se dar a conhecer o enorme potencial humano e técnico dos radioamadores em matéria de radiocomunicações, a par do papel importante do Sistema Nacional de Proteção Civil, assim como as várias possíveis formas de colaboração esperadas pelas duas entidades e, ao mesmo tempo, fornecer aos jovens informações básicas de procedimentos a desenvolver em situações de emergência.
A ação poderá desenvolver-se em duas tipologias distintas:
Alunos do 1.º CEB
Mais do que conhecer a Natureza, importa reconhecer a sua importância e respeitar os seus tempos, ciclos, condições e processos.
Dependemos da Natureza para viver e por isso, porque não temos outra Terra, importa zelar pela defesa da nossa Casa Comum. Água, floresta, ar e terra são quatro elementos fundamentais sobre os quais devemos riscar os riscos da nossa presença ameaçadora.
As árvores respiram “por nós”, a água é fonte de vida, o ar deixa-nos viver e a terra alimenta-nos.
A Natureza faz-nos viver e nós vamos descobrir isso, pode ser?
Crianças de creche e de jardim-de-infância.
A força, dimensão e postura da natureza desencadeiam acontecimentos naturais que, muitas vezes, colocam as pessoas em situações delicadas de risco, de insegurança e de ameaça. Os elementos naturais manifestam na Terra uma força que importa conhecer, por de um organismo vivo se tratar, importando, igualmente, saber como prevenir, atuar e minimizar os efeitos negativos.
De pequeno se pode aprender, com recurso à linguagem certa, aos exemplos convidativos e às dinâmicas próprias. A Natureza está viva, querem ver?
Telefone: +351 266 777 127 «Chamada para a rede fixa nacional»
Email: smpc.evora@cm-evora.pt | nunocamelo@cm-evora.pt
Câmara Municipal de Évora – Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança.
Nuno Camelo | Joaquim Piteira
Mediante manifestação de interesse e agendamento.
25 participantes.
Estabelecimentos de ensino. No caso da ação “Suporte Básico de Vida”, o local poderá ser outro.
Alunos de 2.º e 3.º CEB.
A nossa casa deve ser um local seguro. Será que é? Será que está preparada para uma crise? Será que a conhecemos bem? E se tivermos que a abandonar, estaremos preparados? O que devemos levar connosco? Que funções e tarefas devem ser assumidas pelos membros da família? A resposta a estas e outras perguntas será dada nesta ação que pretende capacitar as famílias a fazer um trabalho de prevenção e preparação para realizar, em conjunto, um exercício que poderá fazer a diferença perante uma situação de acidente ou catástrofe.
Duração: 45 minutos
Alunos de 2.º e 3.º CEB.
A Terra treme, e isso acontece porque está viva, em movimento e sempre em desenvolvimento.
As placas que formam a Terra afastam-se, aproximam-se e a sua dinâmica cria montanhas, forma mares e vales.
A Terra tem uma história. Compreender essa história ajuda-nos a compreender o planeta e a forma como está vivo.
O sismo, apesar de não ser previsível, acontecerá sempre e por isso, todos devemos estar preparados e saber como agir.
Conhecer, treinar e afinar é um ciclo que nos deixa melhor preparados e que nos pode ajudar a ajudar outros.
Duração: 45 minutos
Os incêndios quer em meio rural, quer em meio urbano estão algumas vezes associados a causas naturais. No entanto, a mão humana é a maior responsável pela área ardida no nosso país e pelo grande volume de perdas anuais (em floresta, materiais e vidas).
Estar sensível a este assunto é poder informar quem desconhece o risco de fazer focos de incêndio sem apoio, fora de época ou perante condições climáticas adversas.
Conhecer é também saber as medidas de autoproteção a adotar em caso de incêndio. Esta ação visa abordar estas e outras questões, diretamente relacionadas.
Duração: 45 minutos
Além do socorro, vital e necessário em variadíssimas situações, a Proteção Civil aposta na prevenção como plataforma de informação, sensibilização e formação de todos, com benefícios ao nível da prevenção de riscos, da capacitação perante a crise e da ajuda na reposição da normalidade.
Nesta dimensão de responsabilidade partilhada, o primeiro Agente é o cidadão que, conhecedor das formas corretas de atuar, poderá, em grupo, fazer a diferença perante situações concretas.
Duração: 45 minutos
Alunos do Ensino Secundário e Superior.
O Homem está sujeito a um conjunto de riscos naturais, decorrentes do funcionamento dos vários sistemas da Terra. Esses riscos, materializados em acidentes naturais, colocam em perigo a vida humana e as normais condições de habitabilidade em aldeias e cidades.
A ação humana, para além de potenciar estes riscos naturais, pelo seu impacto comprovado nos sistemas e nos recursos naturais, contribui, ainda, para a degradação da vida no planeta. Conhecer os riscos, saber como nos devemos proteger, identificar as ações impactantes e entender que a ação humana poderá ser mais amiga da vida e da Natureza, são os objetivos essenciais desta ação.
Duração: 45 minutos
Alunos de 2.º e 3.º CEB.
Como podemos respeitar a Natureza? Como podemos conhecer melhor os espaços ambientais que nos rodeiam, as suas mais-valias e recursos? Podemos estar mais seguros se conseguirmos reconhecer os seus tempos, ciclos, condições e processos. Dependemos da Natureza para viver e por isso, porque não temos outra Terra, importa zelar pela defesa da nossa Casa Comum. Água, floresta, ar e terra são quatro elementos fundamentais sobre os quais devemos riscar os riscos da nossa presença ameaçadora. As árvores respiram “por nós”, a água é fonte de vida, o ar deixa-nos viver e a terra alimenta-nos. A Natureza faz-nos viver e nós vamos descobrir isso, pode ser?
Duração: 45 minutos
Alunos do Ensino Secundário e Superior.
O sismo, enquanto risco natural a que as populações se encontram sujeitas, é caracterizado pelo impacto que pode ter, mas também pelos largos intervalos de tempo sem ter registos percecionados pelas pessoas. Esta situação, para além de contribuir para uma eventual desvalorização face à sua manifestação, tornando-se um risco quase esquecido, faz com que a população não se preocupe muito com as medidas de autoproteção respetivas.
Esta ação pretende sensibilizar todos para a importância de se ser conhecedor e de estar preparado para viver situações relacionadas com o risco sísmico.
Duração: 60 minutos.
Bombeiros Voluntários de Évora.
Alunos do Ensino Secundário e Superior
Sobreviver ao acidente depende, muitas vezes, da assistência inicial prestada. Nessa medida, conhecer os procedimentos indicados e, simultaneamente, o que não se deve fazer, ajuda o cidadão a que, em caso de ter que intervir, o possa fazer da forma mais adequada, podendo até salvar vidas. Esta ação aborda a cadeia da sobrevivência e visa informar sobre os procedimentos adequados e a forma de reagir, ajudando quem necessita.
Esta ação decorre entre outubro e março e tem a duração de 120 minutos, em local a definir.
Alunos do Ensino Secundário e Superior.
A diferença na vivência e sobrevivência perante um acidente grave ou uma catástrofe pode depender da forma como reagimos, como estamos preparados e como sabemos agir e contribuir para a reposição da normalidade. Conhecer os riscos, saber o que fazer para prevenir a ocorrência de acidentes e saber a melhor forma de “viver” a catástrofe, procurando sobreviver e ajudar outros a sobreviverem é o que se pretende abordar nesta ação.
Duração: 60 minutos
Telefone: +351 266 777 127 «Chamada para a rede fixa nacional»
Email: smpc.evora@cm-evora.pt | nunocamelo@cm-evora.pt
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