Início > MUNÍCIPE > (Português) Projetos Municipais > Planos e Projetos Estruturantes > Évora Laboratório Vivo para a Descarbonização – LVpD
Évora tem em curso projeto “Laboratório Vivo para a Descarbonização”
Na sequência da aplicação prática das medidas assumidas como objetivo pela Câmara Municipal de Évora no sentido de mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas, foi apresentada uma candidatura ao Fundo Ambiental, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, para um projeto que tem como objetivo principal a diminuição da carga de carbono em meio urbano, neste caso aplicado ao Centro Histórico de Évora.
O denominado “Laboratório Vivo para a Descarbonização” (LVpD), foi aprovado e está neste momento em vias de implementação. O projeto da Câmara Municipal de Évora, um dos dez aprovados a nível nacional, tem neste momento em curso o respetivo Plano de Implementação, esperando-se a breve prazo a sua execução prática.
O que é, em concreto, o “Laboratório Vivo para a Descarbonização”?
Os laboratórios vivos para a descarbonização têm como objetivo transformar as cidades, tornando-as mais inovadoras, sustentáveis, inclusivas e resilientes, com vista a melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Para que tal seja possível, o projeto prevê a adoção de soluções tecnológicas que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia, reduzindo ao mesmo tempo a produção de dióxido do carbono (CO2) lançado na atmosfera.
Em Évora, o LVpD será posto em prática no espaço geográfico do Centro Histórico, incidindo as intervenções em duas áreas distintas: mobilidade sustentável e espaço coletivo eficiente. Pretende-se essencialmente, intervindo em mais de uma dezena de objetivos distintos, obter um maior conhecimento sobre os processos urbanos na cidade, incluindo a capacidade de implementar soluções testadas em contexto real com recolha e tratamento de dados para utilização em diferentes fases do processo. Em suma, será criado um espaço de experimentação aberto na cidade, tendo em vista a incrementação de um processo de efetiva descarbonização do ambiente urbano.
Na prática, será monitorizada a evolução dos níveis de CO2 presentes na atmosfera, ao mesmo tempo que serão testadas soluções inovadoras nos domínios, entre outros, dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, numa lógica de interação entre o município, centros de conhecimento, empresas, indústrias e cidadãos.
O sucesso deste projeto depende, de forma determinante, do envolvimento da população, das empresas e instituições, e da comunidade em geral, pelo que o fator informação deverá ser tido em conta na fase efetiva de implementação. A informação a todos os envolvidos, tanto na fase de procedimento como de divulgação de resultados, será obrigatoriamente incluída.