Os destinatários são os agentes da cadeia de valor interessados em participar na iniciativa Km0:
produtores,
transformadores,
lojas,
restauração.
Os aderentes – produtores, transformadores, lojas e restauração – serão certificados, com base no referencial Km0 Alentejo, desenvolvido no âmbito desta iniciativa e poderão utilizar a marca “Km0”, obtendo desta forma uma maior visibilidade e diferenciação junto dos consumidores.
Para mais informações, os interessados deverão entrar em contacto com a Divisão de Desenvolvimento Económico e Planeamento – 266 777 000 – cme.dep@cm-evora.pt.
O que é?
A iniciativa “Km0” pretende dinamizar a produção local de produtos agroalimentares através do seu consumo em estabelecimentos de restauração, lojas de venda de produtos alimentares, assegurando que as atividades de transformação e venda ao consumidor final são realizadas num raio de 50Km do seu local de origem.
O Km0 é um conceito com origem em Itália, e significa que os alimentos são consumidos a pouca distância do local onde são produzidos.
Com esta iniciativa em Évora pretende-se:
Promover a economia local ao estimular a circulação económica dentro da comunidade;
Estimular a produção familiar local e aumentar o consumo de produtos alimentares produzidos localmente, ao longo das estações e reveladores do carácter da região;
Fomentar a diminuição da pegada ecológica alimentar, reduzindo a energia necessária para que os produtos alimentares cheguem do produtor ao consumidor;
Contribuir para a soberania alimentar mantendo o saber fazer e a capacidade de produção local e diminuindo o grau de dependência alimentar externa;
Contribuir para preservar as variedades locais e regionais e a biodiversidade associada aos sistemas agrícolas.
Os aderentes – produtores, transformadores, lojas e restauração – serão certificados, com base no referencial Km0 Alentejo, desenvolvido no âmbito desta iniciativa e poderão utilizar a marca “Km0”, obtendo desta forma uma maior visibilidade e diferenciação junto dos consumidores.
Nos termos previstos no referido protocolo, a adesão à iniciativa Km0 por parte de produtores de hortofrutícolas, carne e ovos, do concelho de Évora, não implicará para os mesmos quaisquer custos de certificação, sendo estes para já garantidos pelo Município de Évora.
Parceiros
Até este momento, estão envolvidas as seguintes entidades:
Universidade de Évora,
Associação Comercial do Distrito de Évora,
Núcleo Empresarial da Região de Évora,
Turismo do Alentejo,
Câmara Municipal de Évora,
Fundação Alentejo,
GESAMB,
Slow Food Alentejo e
Centro de Formação Profissional do IEFP,
podendo ser envolvidas outras entidades que se mostrem interessadas na promoção do conceito.
Não foram encontrados resultados que correspondam a sua pesquisa.
Por favor, tente usar outro termo diferente ou usar os filtros disponíveis para navegar.