Arquivado: “À Procura do Património escondido ” – Visita/Caminhada aos Moinhos do Degebe

Atualizado em 06/04/2023

Visita/Caminhada aos Moinhos do Degebe Guiada por Francisca Mendes

A Carta de Veneza (1964) alarga o conceito de património, enquadrando nele os moinhos, e em particular os moinhos de água, estruturas arquitetónicas caracterizadoras da paisagem , reveladoras de vivências e relações harmoniosas entre homens que trabalhavam para o mesmo fim, em intercepção com o meio ambiente.

O rio Degebe é conhecido, desde a Idade Média, como o rio que nasce no monte, que criou peixes, que alimentou moinhos, que deu água, alimento, esperança a quem o seguia.

Hoje, guarda memórias que vão morrendo com ele. O rio corre devagar, livre na natureza, mas prisioneiro do homem que o explorou, que o atormenta, que o o prende e isola, que o polui, que o vai secando e destruindo.

Partilha de boleia e picnic simples

Local de encontro: Rotunda de Avis / Partilha de boleia

Telefone: +351 967 804 246 «Chamada para rede móvel nacional»

E-mail: d.evora@assp.pt