Skip to main content

Arquivado: Concertos DIA MUNDIAL DA VOZ’ 23

Atualizado em 20/04/2023

Dois espetáculos intimistas vão celebrar em Évora o Dia Mundial da Voz 2023

 

Clara Capucho, a Dra. Voz, juntará José Cid, Vitorino e Miguel Gameiro no palco do Teatro Garcia de Resende, em Évora, a 16 de Abril – Dia Mundial da Voz. A 19 de abril a Escola de Artes da Universidade de Évora apresentará, no Palácio Dom Manuel, um espetáculo de estudantes que percorrerá o jazz, o canto lírico e a poesia.

                                                                                        

Para assinalar o Dia Mundial da Voz, a 16 de abril, a otorrinolaringologista Clara Capucho – especializada na voz artística e conhecida por atores e cantores como a “Dra. Voz” – irá promover em Évora dois espetáculos intimistas com artistas portugueses de diferentes estilos e sensibilidades musicais (ver Programa em anexo). As iniciativas, que têm como objetivo ligar os espetáculos à sensibilização para a saúde vocal, são organizadas pela Dra Voz, a marca criada por esta médica para as suas atividades dirigidas à voz profissional.

“Quis comemorar o Dia Mundial da Voz numa cidade de canto e de teatro como Évora sempre foi”, afirma Clara Capucho, que é coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (ver perfil da “Dra. Voz” em anexo). “A partilha artística e o contacto com o público são a melhor forma de promover os cuidados de saúde vocal que toda a população, e sobretudo os cantores e os atores, tem de observar ao longo do ano inteiro”.

O primeiro concerto terá lugar a 16 de abril, no Teatro Garcia de Resende, pelas 18 horas. Irá juntar nomes grandes como José Cid, Vitorino, Miguel Gameiro, Anita Nobre ou Jorge Baptista da Silva, e contará também com Paula Marcelo, com os grupos de Cantares de Évora e de Monsaraz, Grupo Académico Seistetos. Atuará também a Orquestra Juvenil, alunos orientados pelas professoras Joana Espadinha e Liliana Bizineche da Escola de Artes da Universidade de Évora, entre outros.

A 19 de abril decorrerá outro espetáculo, da Escola de Artes da Universidade de Évora, no Palácio Dom Manuel, em Évora. As apresentações dos estudantes vão começar às 15 horas  e irão percorrer o jazz, o canto lírico e a poesia, com a declamação de poemas de Miguel Torga e de outros poetas.