Arquivado: 𝗘𝗫𝗣𝗢𝗦𝗜𝗖̧𝗔̃𝗢 DESENHAR O TEMPO, de Paulo Matias

𝘀𝗲𝗺 𝗽𝗮𝗿𝗮𝗿.
𝗖𝗼𝗿𝗿𝗲𝗿, 𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗿,
𝘀𝗲𝗺 𝗰𝗮𝗶𝗿.”
No branco da folha de papel, o gesto torna-se desenho e o desenho torna-se ideia. Todos os gestos são precisos para desenhar o tempo. Desenhar o tempo é reunir a ação e as ideias e verter tudo isso para uma folha de papel branca, que transforme o tempo, a linha, e a mancha num só gesto.
Debruçado na mesa de trabalho reuni ao longo dos últimos três anos, mais de trezentas folhas de papel com desenhos, a grafite e a tinta de esmalte e de óleo. Nesta exposição está presente uma pequena parte desse trabalho que tive o gosto de propor ao Manuel Dias e à Gertrudes Pastor que pudessem ser apresentados agora no espaço de cultura que é a associação, “É neste País”.
É com muito gosto que apresento nesta exposição alguns dos desenhos realizados entre março de 2020 e maio de 2023. A estes desenhos, juntam-se cinco trabalhos de escultura em ferro, de pequena dimensão, que realizei também neste período.
São trabalhos realizados com ferro soldado aproveitando quase sempre elementos soltos em ferro que foram manipulados e soldados entre si.
– Se no papel os gestos se transformam em linhas e manchas e estas se fundem no tempo e no espaço, então posso dizer que desenhar é um ato de liberdade. De liberdade por expressar aquilo que de mais genuíno pode haver na arte. Colocar no papel o gesto e procurar expressar aquilo que se sente através do manuseio dos materiais, grafites e tintas.
Os desenhos agora apresentados foram realizados procurando tirar partido da expressividade dos materiais e dos gestos produzidos sobre o papel. São sobretudos rostos ou figuras que remetem para o humano e também figuras animais que apresentam poses também humanas. O desenho como espaço de liberdade criativa abre caminhos que podem surpreender. Tal como o desenho, a escultura pode servir como momento de fruição feliz que nos aproximam de nós próprios.
Quero agradecer a colaboração e a simpatia do Manuel Dias e da Gertrudes Pastor, sem os quais não seria possível esta exposição. Agradeço ainda à Joana Dias e ao Rogério a paciência e colaboração para organizar e preparar os materiais de apoio que ajudaram a divulgar este evento. Sem eles esta exposição não teria visto a luz.
A todos um grande obrigado.
Paulo Matias