Skip to main content

Arquivado: Envelhescência | Cinema no Convento’23

Atualizado em 07/08/2023

Iniciativa realizada desde 2019, que aborda diferentes temáticas objeto do trabalho no Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial (CRPCI). Este ano, Envelhescência, é o tema explorado, de forma abrangente, nas suas diversas facetas e desafios. Serão discutidos os aspetos físicos do envelhecimento e as alterações cognitivas e emocionais que nele podem ocorrer.

Initiative carried out since 2019, which addresses different themes object of work at Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial (CRPCI). This year, Aging is the topic explored in a comprehensive way, in its various facets and challenges. Physical aspects of aging and the cognitive and emotional changes that can occur in it will be discussed.

 

Informações Information: + 351 266 777 000 | centrorecursospci@cm-evora.pt | www.cm-evora.pt

> 16 anos years old

Grátis Free

Organização Organization: Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial da CME

Parceiro Partner: Heritales (International Heritage Film Festival)

 

 

13 de julho

TRAILER

Amour (2012) Michael Haneke – 2h07m

Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive noutro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

 

27 de julho 

TRAILER

Arrugas (2012) Ignacio Ferreras – 1h29m

Sinopse: Emilio (Tacho González) e Miguel (Álvaro Guevara) são dois velhos que se tornam amigos em um asilo para idosos. Emilio, que acabou de chegar na residência em um estado inicial de Alzheimer, será ajudado por Miguel e por outros companheiros para que não seja mandado para o andar superior do asilo, o temido piso dos que necessitam de acompanhamento médico. Seu plano maluquinho acaba enchendo de comédia e ternura o tedioso dia-a-dia da residência porque mesmo que para muitos, as suas vidas tivessem acabado, eles acabam de começar uma nova.

 

3 de agosto

TRAILER

Boyhood (2014) Richard Linklater – 2h45m 

Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

 

 

Desde o ano de 2019 que realizamos a iniciativa temática de Animação Cultural “Cinema no Convento”. A ideia, com esta iniciativa é mostrar, através do cinema, várias abordagens de assuntos relacionados com o nosso trabalho no Centro de Recursos do PCI (Património Cultural Imaterial).

“Música e Património” (2019), “Cinema e intervenção” (2020), “Histórias e Contos no Cinema” (2021) e “A natureza” (2022).

A intenção de abordar o envelhecimento humano e a passagem do tempo através do cinema vem de uma preocupação universal e individual.

Universal porque é um mistério holístico e um processo que todos passamos independentemente da cultura, nacionalidade, religião ou classe social.

Individual porque é também uma preocupação muito íntima onde cada um vê aquilo que a sua educação e cultura o permitiu ver.

Apesar de ser universal, o envelhecimento ou a forma como processamos mentalmente passagem do tempo, muda consoante a cultura ou religião e vê-se até na forma como se tratam os mais velhos (sociedade ocidental Vs Sociedade Oriental por exemplo).

Envelhecer é um processo natural e inevitável que ocorre com todos os seres humanos. Com o passar dos anos, nosso corpo e mente passam por diversas transformações que afetam as nossas capacidades físicas e cognitivas. O envelhecimento é um tema de grande importância e interesse para a sociedade, pois afeta não apenas os indivíduos que estão a envelhecer, mas também as suas famílias, amigos ou cuidadores.

Em muitas sociedades ser ancião é sinónimo de sabedoria, conhecimento, experiência, autoridade e a sabedoria popular é um dos objetos de trabalho no Centro de Recursos do PCI. Noutras, os velhos são fardos de uma sociedade, são escondidos, afastados e pouco valorizados uma vez que não são considerados contribuidores ativos da sociedade.

Este ciclo tem como objetivo explorar o tema do envelhecimento de forma abrangente, abordando as suas diversas facetas e desafios. Serão discutidos os aspetos físicos do envelhecimento, como mudanças na pele, ossos e sistema imunitário, bem como as alterações cognitivas e emocionais que podem ocorrer ao longo do processo de envelhecimento sob a perspetiva cinematográfica. Também serão examinados os impactos sociais e económicos do envelhecimento na sociedade, incluindo questões como aposentadoria, cuidados de saúde e políticas públicas para idosos.

Agostinho da Silva descrevia a velhice assim: “Quando se diz que uma coisa está velha, seja uma pessoa, seja um pano, seja uma mesa, o que se refere é ao tempo de serviço que ela durou.

“Porque temos a mania, nesta cultura, que felizmente está acabando, que a vida se fez para trabalhar, que a vida se fez para prestar serviço, e não que a vida apenas se fez para viver…”

Neste ciclo, vamos explorar os principais aspetos do envelhecimento, incluindo as suas causas, consequências e estratégias para lidar com seus desafios. Além disso, vamos discutir como a sociedade pode se adaptar às mudanças demográficas e às demandas específicas dos idosos.

A proposta tem 4 sessões com 4 filmes de diferentes nacionalidades (EUA, França, Espanha e proposta de heritales) para se ter uma ideia de como diferentes países abordam um mesmo tema.

Compreender melhor o processo de envelhecimento é essencial para garantir que todos possam viver com qualidade e dignidade em todas as fases da vida. Este ciclo, dividido em 4 sessões, pretende contribuir para essa reflexão e estimular o debate sobre um tema fundamental para o futuro de nossa sociedade.

Envelhecer pode ser uma experiência enriquecedora e positiva, mas também pode trazer desafios e dificuldades. Ao compreender melhor o processo de envelhecimento e suas implicações, podemos ajudar a promover um envelhecimento saudável e digno para todos.

O evento contará também com uma sessão exclusivamente dedicada ao Festival Heritales e com a sua perspetiva sobre o tema.