Skip to main content

Arquivado: INTERSECTIO #3 com António Palolo

Atualizado em 11/09/2023
#3 António Palolo
Inauguração dia 11 de julho às 18 horas
Curadoria de José Alberto Ferreira e João Sameiro
Centro de Arte e Cultura, Piso 0 / Sala Rostrum
O projeto Intersectio explora as relações imotivadas e improváveis entre obras de artistas da coleção de arte contemporânea do Montepio Geral – Associação Mutualista e obras de artistas pertencentes ao acervo da Fundação Eugénio de Almeida, em três momentos expositivos a realizar ao longo de 2023.
Nesta terceira e última etapa, apresentam-se dois trabalhos do eborense, António Palolo, um dos mais importantes pintores portugueses do século XX.
De terça-feira a domingo, 10h00-13h00 / 14h00-19h00
Entrada livre
*************
António Palolo (Évora, 1946 – Lisboa, 2000)
Autodidata, realizou a sua primeira exposição na Galeria 111, Lisboa (1964). Integrou a Exposição de Arte Portuguesa: Pintura e Escultura do Naturalismo aos Nossos Dias, Fundação Calouste Gulbenkian, Bruxelas, Paris, Madrid (1967-1968). Expôs em diversos museus no estrangeiro e a sua grande retrospetiva realizou-se no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (1995). Artista referencial da história da arte portuguesa, marcou as sucessivas conjunturas artísticas, desde o início do seu percurso em meados dos anos 60. Artisticamente, localizava-se entre a figuração e a abstração, tendo posteriormente adotado uma linguagem mais Pop, com colagens de pequeno formato, elementos abstratos e geométricos, alusões à paisagem, a objetos e fragmentos arquitetónicos. Nos anos 70, assumiu uma opção de cariz geométrico e, em 80, regressou ao expressionismo. António Palolo encontra-se representado em importantes coleções públicas e particulares e bem como em museus.
Esta iniciativa inscreve-se no programa comemorativo dos 10 anos do Centro de Arte e Cultura.
Telefone: +351266748350
E-mail: centrodearteecultura@fea.pt
Site: http://www.fea.pt
Redes Sociais: Instagram centroarteecultura | Facebook Centro de Arte e Cultura – Fundação Eugénio de Almeida
Classificação etária: m/6
Preço: Entrada livre
Organização: Fundação Eugénio de Almeida
Parceiros: Montepio Geral – Associação Mutualista