Arquivado: ROTA DE CISTER 2023 | TRIO ELOGIO

Atualizado em 02/08/2023

Rota de Cister 2023 arranca com Trio Elogio no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, dia 22 de julho, às 18h30 – Entrada livre🎼🎸

A programação Rota de Cister 2023 arranca com o concerto do Trio Elogio (guitarras) no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, dia 22 de julho (sábado), às 18h30.
A iniciativa é promovida pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do Projeto Sphera Castris, e a Câmara Municipal de Évora.
Fundado em 2009 pelos guitarristas Petrit Çeku (Kosovo), Pedro Ribeiro Rodrigues (Portugal) e Tomislav Vukšić (Croácia), o Trio Elogio interpretará obras de Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Bruno Vlahek e Hugo Vasco Reis, num concerto com entrada livre.
A ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes promove a Rota de Cister desde 2015, em quase uma dezena de mosteiros cistercienses espalhados pelo território nacional, incluindo, desde 2017, o Mosteiro de São Bento de Cástris.
A Rota de Cister integra o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça.

Ficha artística
Petrit Çeku, Pedro Ribeiro Rodrigues e Tomislav Vukšić, guitarra clássica

Sinopse
Com este concerto, o Trio Elogio propõe um diálogo ou, mais propriamente, uma discussão entre peças contemporâneas dos compositores proeminentes Bruno Vlahek e Hugo Vasco Reis, originalmente compostas para esta formação nos últimos quatro anos e transcrições de obras primas do romantismo pianístico, finalizadas no mesmo período pelo guitarrista Petrit Çeku.
A ideia de Quasi Ritorno está sempre presente neste programa, questionando as (im)possibilidades de Repetição Musical com o “quase-minimalismo” de Vlahek, a forma de Vasco Reis e as modulações temáticas de Schubert.
Juntando-se assim às celebrações dos 150 anos de nascimento do compositor, este trio de guitarras levanta ainda a questão impossível: “E se Rachmaninoff tivesse escrito para guitarra?”

Biografias
Trio Elogio
O Trio Elogio foi fundado pelos guitarristas Petrit Çeku (Kosovo), Pedro Ribeiro Rodrigues (Portugal) e Tomislav Vukšić (Croácia) em 2009. Originários de diferentes países, este trio reuniu-se na famosa aula de guitarra de Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb. Movido pelo desejo de tocar obras de grandes compositores que não são possíveis de tocar com uma só guitarra, o Trio Elogio executa muitos arranjos de música para piano e orquestra. No entanto, graças ao legado do Trio de Guitarras de Zagreb, o Trio Elogio também interpreta peças originais escritas para o ensemble.
O Trio Elogio atua regularmente em alguns dos mais prestigiados ciclos musicais e festivais da Europa, tais como Meesters op de Gitaar (Concertgebouw Amsterdam), Wonderfeel Festival, Grachtenfestival (Holanda), Dubrovnik Summer Festival, ZagrebKom (Croácia), Festival de Música de Marvão, Cistermúsica (Portugal), Remusica (Kosovo), Alpenarte, La Guitarra Erl (Tiroler Festspiele, Áustria), Kyburgiade (Suíça), entre muitos outros.
As suas interpretações têm sido muito bem acolhidas pelo público e pela crítica e têm inspirado compositores contemporâneos como Krešimir Seletković, Rafet Rudi, Gerard Drozd e Hugo Vasco Reis a escrever para o trio de guitarras. Como ensemble, também partilharam o palco com músicos como Sebastian Manz (clarinete), Santiago Cañón Valencia (violoncelo), Sara Ferrandez (viola), Gili
Schwarzman (flauta) e Tanja Ruždjak (soprano).
O Trio Elogio lançou o seu álbum de estreia Mozart / Ruždjak / Dvořák em 2019.