Arquivado: A cultura material nas associações ibéricas: objetos e peças efémeras, 1836-1950

Atualizado em 11/10/2023

A presente exposição propõe divulgar a cultura material das associações que nasceram a partir de 1836 em Espanha e Portugal. Centra-se na representação das associações através da cultura material. Irá mostrar os elementos constituintes da vida coletiva representada nas organizações graças a objetos, documentos, e peças efémeras. Inclui originais e reproduções em suporte gráfico. A exposição incide no significado destes espaços e dos seus valores de fraternidade e convívio. Tenta consciencializar sobre a importância de conservar esse passado material e simbólico como um legado para o futuro.

Classificação etária: 06 até 99 (as crianças devem ir com adultos)

Telefone: +351 961 336 912

Email: mzozayam@uevora.pt

Site: https://socyhume.hypotheses.org/expo-a-cultura-material-associativa

Organização: CIDEHUS – Universidade de Évora (FCT: CIDEHUS – UIDB 00057/2020).

Apoio: DRCA/República Portuguesa Cultura, BNP/BPE, DGPC/MNFMC, Câmara Municipal de Évora /CME2027; União Freguesias de Évora, Heritales.

Parceiros: SUE/TTA (SUE Bota Rasa), SHE (Sociedade Harmonia Eborense), SRDE Mocidade, Círculo Eborense, SOIR JAA (Joaquim António de Aguiar), CPCCRD (Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto), Fundación Federico Joly Hohr, Projeto CUMES. SBID-UÉ.

Produção: CIDEHUS – Universidade de Évora, Serviços da UÉ (M. Zozaya-Montes e colaboradores)

Curadoria: Maria Zozaya-Montes (CIDEHUS-UÉ)