Arquivado: Exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país”

Atualizado em 26/10/2023
No âmbito da Odisseia Nacional, o D. Maria II está também presente em onze concelhos com a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país. Uma mostra que dá conta de um período da história deste Teatro, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época. Paralelamente, o programa desta exposição compreende ainda debates, oficinas e visitas guiadas, que permitem e fomentam a reflexão e o diálogo sobre algumas das temáticas que servem de alicerce ao trabalho curatorial de Tiago Bartolomeu Costa.

Exposição ‘Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país – Integrada na Odisseia Nacional, esta exposição é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança. Apresentada em 11 concelhos do país, a mostra, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, dá conta de um período da história do Teatro Nacional D. Maria II, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época. A inaugurar a 30 de setembro, em Évora, onde ficará patente até dia 21 de outubro de 2023, a exposição apresenta um programa paralelo que compreende debate, oficina e visitas guiadas.

Galeria de Exposições da Casa de Burgos

seg a sex: 9h – 12h30; 14h – 17h30

sáb: 9h – 12h30; 14h – 17h30 (exceto sáb, 30/09: 16h – 17h30)

Biblioteca Pública de Évora

seg a sex: 9h30 – 18h

sáb: 10h – 13h; 14h – 18h

Atividades exposição

Visita guiada com o curador – 30 SET (16h) e 21 OUT (15h)

Oficina para famílias – 21 OUT (10h30)

Debate – 21 OUT (17h) moderação Tiago Bartolomeu Costa

com Cristina Carvalhal, Júlia Leitão

INCRIÇÃO NAS VISITAS GUIADAS: https://inscricoes.cm-evora.pt/

Org.: Odisseia Nacional – Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança
Parcerias locais: Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, Biblioteca Pública de Évora

+ info.:  tndm.pt/ – cultura-alentejo.pt/ – bpe.bnportugal.gov.pt/

Visite o website e as redes sociais do Teatro Nacional D. Maria II:

Websitehttps://www.tndm.pt

Facebook: https://www.facebook.com/TNDMII

Instagramhttps://www.instagram.com/tndmii/

LinkedInhttps://www.linkedin.com/company/tndmii/

SOBRE O TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Fundado em 1846, o Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E. é uma instituição central no panorama teatral português, comprometida com a sua missão de serviço público, que integra a promoção da democracia cultural e a realização do potencial cultural do nosso país e das suas pessoas. O D. Maria II produz, coproduz e acolhe, por ano, cerca de 50 espetáculos e centenas de outras atividades, num total superior a 700 sessões, para mais de 100.000 espectadores. Procura ativamente envolver cada vez mais pessoas na sua programação, através de múltiplas iniciativas desenhadas para todos os tipos de públicos, com particular atenção a crianças e jovens e pessoas com necessidades específicas. Trabalha em prol da valorização da criação nacional e das classes profissionais artísticas e técnicas que a suportam, com equipa permanente de cerca de 90 pessoas, colaborando com centenas de artistas e outros profissionais da cultura. Apresenta os seus espetáculos nas suas salas no Rossio, em Lisboa, e em digressão nacional e internacional.

Em 2023 iniciou um projeto inédito de coesão territorial através da arte teatral, a Odisseia Nacional, que, em parceria com mais de 90 municípios de todo o continente e ilhas, promove centenas de atividades, entre espetáculos (Programa Peças), projetos de participação (Programa Atos), atividades para todos os níveis de ensino (Programa Frutos), ações de formação para profissionais da cultura (Programa Nexos), eventos de pensamento (Programa Cenários) e uma exposição itinerante. A Odisseia Nacional conta com a participação de dezenas de estruturas artísticas, de profissionais e de múltiplos parceiros públicos, privados e do terceiro setor, de todo o país.

FICHA ARTÍSTICA

produção Teatro Nacional D. Maria II

investigação e curadoria Tiago Bartolomeu Costa

museografia e concepção gráfica José Dias Design