Arquivado:

Atualizado em 11/10/2023

A Câmara Municipal de Évora e as Comissões de curso da Licenciatura em Educação Básica e dos mestrados em Educação Pré-escolar e Educação pré-escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Évora vão realizar, no próximo de 4 de outubro, no Palácio de D. Manuel, entre as 16:30 e as 19:00 o Encontro Criança, Cidade e Património.

Nele iremos celebrar o trabalho que tem vindo a ser feito em Évora pelas crianças e educadoras/es das instituições de educação de infância, em diálogo com a Câmara Municipal de Évora, diversas instituições sociais e culturais da cidade, a Universidade de Évora, e que envolveu de forma especial Universidade Federal de Alagoas no Brasil e o Município de Penedo e as suas professoras de educação infantil. Este trabalho, continuado e efetivado em diversos projetos, procura aprofundar a relação de criança com a cidade e seus patrimónios naturais e culturais enquanto condição de pertença, cidadania e participação na construção de um mundo sustentável para todos/as.

No âmbito do Projeto Criança, cidade e património: Diálogos com os saberes e fazeres da comunidade penedense e eborense, a tese da doutora Jeane Amaral intitulada: A Criança, a Cidade e o Património no âmbito da Educação Infantil: Identidade Cultural, Pertencimento e Participação ganhou o Prémio Ana Maria Vieira de Almeida de 2023, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida e pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que destaca trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal.

Por ocasião da sua vinda a Portugal para receber o prémio considerámos que não haveria melhor forma de celebrar o início do ano letivo em Évora do que nos juntarmos para conhecer melhor este projeto bem como o projeto municipal 3P (Projeto Promoção Património de Évora) e, a partir destes, conversaremos sobre a participação da criança no espaço público e suas implicações na construção da cidade.

Esperamos por si.