Arquivado: A Farsa de Inês Pereira, de Pedro Penim – a partir de Gil Vicente, Teatro Nacional D. Maria II

Atualizado em 26/10/2023

Em 2023, passam 500 anos sobre a primeira apresentação de A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. A peça foi escrita no auge da produção dramatúrgica do autor e tentava dar resposta às acusações de plágio, de que vinha sendo acusado. O relato cómico que dá conta das desventuras duma mulher da classe média portuguesa do século XVI, que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval que dominava a sociedade quinhentista, seria depois considerada a mais perfeita das obras do “fundador do teatro português”, desfazendo assim dúvidas sobre o seu talento e originalidade.

Cinco séculos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo. Este é o terceiro espetáculo de uma trilogia dedicada à família, iniciada com Pais & Filhos, em 2021, a que se seguiu Casa Portuguesa, em 2022. Na senda destas criações, A Farsa de Inês Pereira deita o seu olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e a célula familiar.

DATAS: 20 – 21 OUT 2023

HORA: 21h

LOCAL: Teatro Municipal Garcia de Resende

CATEGORIA: Eixo Peças

PREÇO: A indicar pelo Teatro Municipal Garcia de Resende / CENDREV

CONTACTO: Teatro Municipal Garcia de Resende (?)

SITE: Teatro Municipal Garcia de Resende (?) ou site do D. Maria II

ORG.: Teatro Nacional D. Maria II

PARCEIROS LOCAIS: Direção Regional da Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, CENDREV

FICHA ARTÍSTICA