Arquivado: LANÇAMENTO LIVRO – A Farsa de Inês Pereira, de Pedro Penim – a partir de Gil Vicente

Atualizado em 26/10/2023
Lançamento — 20 OUT 2023 · Teatro Municipal Garcia de Resende · Évora
TNDM II / Bicho-do-Mato (Coleção “Textos de Teatro”)
2023
Em 2023, passam 500 anos sobre a primeira apresentação de Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, no convento de Tomar, perante o rei D. João III. A peça foi escrita no auge da produção dramatúrgica do autor e tentava dar resposta às acusações de plágio de algumas peças estrangeiras, de que Gil Vicente vinha sendo vítima.
O relato cómico que dá conta das desventuras de uma moça quinhentista, que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval dominante na sociedade portuguesa do século XV, seria depois considerada a mais perfeita das obras do «fundador do teatro português», desfazendo assim dúvidas sobre o seu talento e originalidade. Quinhentos anos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo. Este espetáculo é o terceiro de uma trilogia dedicada à família, iniciada com Pais & Filhos, em 2021, a que se seguiu Casa Portuguesa, em 2022.
Na senda destas obras, A Farsa de Inês Pereira de 2023 lança o seu olhar caustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e o núcleo familiar.