Skip to main content

Arquivado: 37º Aniversário da Classificação do Centro Histórico de Évora como Património Mundial da UNESCO

Atualizado em 29/11/2023

No dia 25 de novembro de 1986, em face da sua riqueza, diversidade, extraordinário estado de conservação, relevância em Portugal e influência no mundo, o Centro Histórico de Évora foi reconhecido como Património Mundial pela UNESCO.

A distinção constituiu, e constitui, um forte motivo de orgulho para Évora e para a sua população. Permitiu elevar a cidade, e o território, a um patamar diferenciado em termos culturais e turísticos e de desenvolvimento,

Trinta e sete anos depois queremos assinalar dignamente aquela classificação absolutamente marcante com uma Sessão Comemorativa, com o lançamento do Boletim A Cidade de Évora, N.4., III Série, 2023, com uma Mesa Redonda, que terão lugar no Palácio D. Manuel e com um concerto com Pedro Calado, no Teatro Garcia de Resende.

Na Sessão Comemorativa convidamos a revisitar o processo de classificação, nomeadamente, os antecedentes, motivações e reações ao sucesso da candidatura, pela mão de alguns dos seus mentores. Serão, ainda, abordadas questões do âmbito da proteção e salvaguarda do património cultural, a ponderar sobre o presente e perspetivar o porvir, a considerar os desafios e as potencialidades, ao nível do planeamento e da gestão deste espaço com características únicas.

Esta ocasião solene será aproveitada para proceder ao lançamento do Boletim A Cidade de Évora, N.4., III Série, 2023, publicação, iniciada em 1942, e que continua a desempenhar um papel fulcral no estudo e difusão do património cultural, tanto do concelho como da região.

Para encerrar esta Sessão Comemorativa terá lugar uma Mesa Redonda subordinada ao tema: “A cidade na transição para o futuro: o património cultural nas dinâmicas territoriais”.

Pelas 21,30h, terá lugar um concerto com Pedro Calado, reconhecido artista eborense, que fará a apresentação do seu novo trabalho discográfico (lotação esgotada).