Skip to main content

Arquivado: VISITA GUIADA à exposição ‘No tempo dos dias lentos’ Com Susana Lourenço Marques

Atualizado em 03/03/2024

Lisboa, século XIX. A capital tenta crescer, numa aposta de desenvolvimento e modernidade. Riscam-se no mapa novas artérias, desenham-se urbanizações, projetam-se outras centralidades. Das Avenidas Novas ao icónico Parque Eduardo VII, incluindo a Praça de Espanha, a ideia de futuro teve na família Eugénio de Almeida um importante aliado e o seu património foi-se confundindo com Lisboa e com os lisboetas, até aos dias de hoje. O epicentro desta história é a Casa e o Parque de Santa Gertrudes.
Venha conhecê-la na última visita guiada com a curadora à exposição ‘No tempo dos dias lentos’, através das fotografias realizadas por Paulo Catrica, Virgílio Ferreira e Rita Barros.

 

 

Telefone: +351266748350
E-mail: centrodearteecultura@fea.pt
Site: http://www.fea.pt
Redes Sociais: Instagram: @centroarteecultura Facebook: Centro de Arte e Cultura – Fundação Eugénio de Almeida
Classificação etária: m/6
Preço: Entrada livre
Organização: Fundação Eugénio de Almeida
Observações: A par destas imagens e de uma instalação sonora de Tiago Schwabl, que fixam e efetivam a memória de um ciclo temporal específico do Parque e da Casa, acrescenta-se uma estratigrafia de outras oriundas de distintos arquivos, que contextualizam as muitas apropriações que este emblemático lugar teve ao longo do século XIX e XX — desde a instalação do primeiro jardim zoológico de Lisboa, a velódromo e hipódromo, aos eventos de balonismo ou o acolhimento da Feira Popular de Lisboa.