Início > Eventos > Arquivado: “Educação como Floresta” | formação para educadores e mediadores culturais
Ecologia das Relações
Diálogos em museus e instituições culturais e Práticas de atenção com Stela Barbieri
Horário: 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Local: Palácio D. Manuel (manhã: sala interior e tarde: jardim e exterior)
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Destinatários: mediadores, agentes culturais e profissionais da Câmara Municipal de Évora (museus, bibliotecas, instituições culturais)
Esta ação terá lugar no próximo dia 15 de junho, no Palácio de D. Manuel.
É necessário inscrição prévia para o email: servicoeducativo.cide@cm-evora.pt, até ao dia 14 de junho.
Apresentação
binåh espaço de arte é um lugar de invenção, investigação e imaginação. Um lugar de encontros e experiências com e a partir da arte, que foi construído no ateliê de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Conta com uma equipe de profissionais diversos (cineastas, designers, artistas, escritores, educadores, músicos e cientistas) e realiza cursos, oficinas, grupos de estudos, assessorias, encontros, visitas, ateliês e festivais para adultos e crianças.
O binåh dialoga com as inquietações, urgências e questões de pessoas, escolas e
organizações, instaurando um lugar estético, ético e político de deslocamento, para construção de outros olhares que integram o pensar e o fazer. A arte e a educação são os principais campos de sustentação das investigações deste lugar de encontros e entrelaçamentos entre as experiências singulares, as diversas áreas do conhecimento e diferentes linguagens, que se agenciam em torno de questões contemporâneas, criando um território de partilha.
Educação como floresta Entender a educação como floresta é considerá-la como um ecossistema vivo, em que o ambiente e as pessoas, todos os seres vivos e as topografias, todos os acidentes e fenômenos nos afetam e podem constituir encontros/confrontos, experiências, aprendizagens.
É uma educação invadida pelo lado de fora – a ponto que se constitui imersa em um contexto para além de seus muros – que se constitui em entrelaçamento com os elementos, formas, experiências estéticas e relações da natureza. Ela se constrói de maneira sistêmica, ressoa dos corpos vivos que a ocupam e que reverberam milhares de vetores de dentro e de fora. Corpos que se encontram, se atravessam, se alimentam, se mobilizam, se deslocam, se transformam.
Educação entendida como floresta é uma educação que mistura os vários modos de ser em um movimento coletivo de investigar, conhecer e transformar. Como os processos de aprendizagem podem se dar a partir de pensamentos e maneiras rizomáticas de organização? Como as relações entre formas, forças, movimentos e espécies da natureza inspiram nossas práticas e concepções educativas?
Stela Barbieri é artista, autora, educadora e contadora de histórias. Dirige o binåh espaço de arte, um lugar de educação e invenção.
Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo e assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus em diferentes estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 30 livros para o público infanto- juvenil.
Ao longo de sua trajetória como artista, vem pesquisando as materialidades e a relação da fabulação e da invenção com diversos públicos, propondo obras oficinas. Realiza exposições, espetáculos e ministra cursos que entrelaçam arte, educação e narração de histórias, no Brasil e no exterior.
www.stelabarbieri.com.br
https://www.binahespacodearte.com.br/
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 meses | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__utma | 12 meses | Usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma. É atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics. |
_ga | 12 meses | Usado para distinguir utilizadores pelo Google Analytics. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |