Arquivado: II ENCONTRO DE NARRADORES, CONTADORES E OUTROS PANTOMIMEIROS

Atualizado em 07/06/2023

No seguimento do I Encontro realizado em 2022 e do evento anual “Contos no Claustro”, este II Encontro de Narradores, Contadores e outros Pantomimeiros continua na procura do desocultar e do divulgar os nossos tesouros imateriais: contos, lendas e outras narrações poéticas ou literárias.
Neste encontro todos têm uma palavra a dizer e todos terão uma palavra a escutar. Todos aprendem com todos, enquadrados e inseridos nas mesmas e comuns realidades: a língua, a cultura e a identidade das nossas terras.
Desde a infância, passando pelos seniores e chegando até aos já aposentados, todos cabem neste encontro.

II ENCONTRO DE NARRADORES, CONTADORES E
OUTROS PANTOMIMEIROS
1 A 3 DE JUNHO DE 2023

PROGRAMAÇÃO CONVENTO DOS REMÉDIOS
Av. de São Sebastião, 7000-531 Évora

QUINTA-FEIRA
1 DE JUNHO

14H00 – CONTAR INFÂNCIAS COM BRU JUNÇA
Sinopse: Uma sessão em torno das memórias de colo. Dos dias conjugados pelo verbo brincar. Feitos de brinquedos e de brincadeiras. Das mãos que ampararam o caminho. Das noites que trouxeram as histórias, na ponta da língua. Do lugar que foi raiz.
Duração: 1h30 Público-alvo: sénior

18HOO – FORA DA ESTANTE
Sinopse: Conversar, reviver sensações e, sobretudo, partilhar emoções vindas dos livros é o que se pretende voltar a fazer. Um grupo informal que nasceu à volta dos livros e da escrita criativa em 2008 e que agora regressa, presencialmente, no Convento do Remédios, em Évora. Aberto a todo(a)s o(a)s que se interessam, se dedicam, se movem por livros, e especialmente indicado a todo(a)s o(a)s que por eles se deixam apaixonar, o espaço “Fora da Estante”, mais que uma tertúlia, assume-se, desde já, como uma alternativa.
Duração: 1h30 Público-alvo: M/6

SEXTA-FEIRA
2 DE JUNHO

10HOO* – ARBORESCER – VOLTA À MATA PORTUGUESA EM DEZ ÁRVORES |OFICINA

Sinopse: O reino vegetal é mestre em ensinar como é possível a diferentes espécies/universos/capacidades/formas conviverem numa mesma geografia, fruindo, dialogando e aprofundando raízes de intuição e conhecimento de forma coordenada, íntima e verdadeiramente cooperativa. Nesta oficina poderão conhecer algumas árvores características da mata portuguesa nas suas dimensões históricas, botânicas, literárias, culturais e mitológicas. Através de diferentes camadas de relação e comunicação, Ana Sofia Paiva (direção e narração) e José Grossinho (música e ambiente sonoro) guiarão o público numa experiência ecológica multissensorial, uma viagem ativa ao mundo das árvores, e aos mundos que elas nos abrem.
Duração: 1h00 Público-alvo: escolar
*horário sujeito a alteração, de acordo com os tempos letivos.

18H00 – ARBORESCER |TEATRO E INSTALAÇÃO

Sinopse: Criação artística que envolve instalação (pintura, escultura, som e vídeo) e performance para um solo narrativo em torno de um conjunto de árvores da mata nativa portuguesa: Amieiro, Freixo, Espinheiro-Alvar, Salgueiro, Teixo e Ulmeiro, com a omnipresença do Carvalho e do Pinheiro. Alia a investigação científica e o património imaterial com a performance oral. O espaço da sala é ocupado por uma instalação feita de uma miríade de pormenores sobre estas árvores (desenhos, textos, objetos, elementos vegetais, vídeos), contrapondo património material e imaterial e a voz de escritores como Luísa Ducla Soares, Hélia Correia, Raúl Brandão, entre muitos outros. O público é convidado a habitar a instalação, sob a orientação da atriz e narradora Ana Sofia Paiva.
Duração: 1h00 Público-alvo: M/6
Entrada gratuita mediante inscrição prévia: 924433863| centrorecursospci@cm-evora.pt

SÁBADO
3 DE JUNHO
10H00 – NOS CAMINHOS DO CORDEL – GRUPO DEPOIS DAS 5|TEATRO

Sinopse: “Nos Caminhos do Cordel”, misturamos o que conhecemos da Literatura de Cordel Brasileira, com o que já tivemos de contacto com a literatura popular alentejana, e através do teatro, traçamos o caminho da Literatura de Cordel com as outras artes, sua origem, chegada e desenvolvimento no Brasil, propondo assim uma viagem de volta ao seu berço de origem.
Duração: 45 min. Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 0 anos

11H30 – PALAVRA AOS CONTADORES – ASSOCIAÇÃO “É NESTE PAÍS”
Sinopse: Uma sessão de espaço aberto a contadores da Associação “É Neste País” e a outros que queiram aparecer e partilhar a sua palavra, os seus sentires.
Duração: 1h00 Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos

15H00 – A EXPERIÊNCIA DO CONTAR E DO ESCUTAR| MESA REDONDA
Sinopse: Conversa sobre os saberes, o contar, o narrar e o pantomimar com as participações de Bru Junça, Cláudia Fonseca, Joana Dias, José Barbieri, Pedro Bravo, Rita Sales e moderação de Rui Arimateia.
Duração: 1h30 Público-alvo: M6

18HOO – RÕDAS POÉTICAS – À VOLTA DA POESIA DE GOSTO POPULAR
Sinopse: Sessão de partilha de poesia popular com trocas poéticas entre Portugal e Brasil, com a moderação de Francisco Soares.
Duração: 1h00 Público-alvo: M6

Telefone: +351924433863
E-mail: centrorecursospci@cm-evora.pt
Site: https://www.cm-evora.pt/
Preço: Gratuito
Organização: Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial – Câmara Municipal de Évora e Associação É Neste País
Parceiros: Memória Imaterial Cooperativa Cultural, CRL.
Observações: Em caso de dúvidas por favor contactar o Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial