PARA FAZER EM FAMÍLIA | Serviço Cultural e Educativo

Atualizado em 30/01/2024

A adaptação do Palácio de D. Manuel a Centro Interpretativo da Cidade de Évora, vem devolver à cidade um equipamento cultural de referência no que respeita à promoção e interpretação dos vinte séculos de história que modelaram a sua morfologia e cultura urbanas. Edifício enquadrado na Rede de Equipamentos Culturais Municipais, possibilita ao visitante compreender as razões pelas quais Évora foi considerada Património Cultural da Humanidade em 1986, e participar num conjunto diversificado de iniciativas de âmbito patrimonial e cultural.
No contexto da referida rede, é criado em 2022 o novo Serviço Cultural e Educativo que passa a gerir toda a oferta cultural e educativa em matéria de interpretação e mediação cultural e patrimonial, com a disponibilização de um conjunto diferenciado de oficinas, visitas, conferências, ações de formação e capacitação entre outras. Cumpre-nos realizar serviço público de modo o mais universal e inclusivo possível, rumo à construção de uma cidadania jovem consciente, critica e construtiva.
Imbuídos neste espírito, a temporada 2023-2024 traz consigo um novo ciclo que se abre à cidade com um olhar curioso. Neste caderno encontramos uma diversidade de propostas para todas as idades e públicos que se desenharam a partir do movimento de dentro para fora à procura na cidade de Évora de novos encontros e experiências.
Começamos com um gesto de empoderamento do público jovem, que nesta temporada serão os nossos companheiros de viagem. Uma oficina que procura dar forma e cor às suas vozes em grande formato, num manifesto sobre os desejos de futuro.
Ao longo dos meses visitas orientadas e oficinas artísticas serão criadas para explorar os 20 séculos de história que o Centro Interpretativo da Cidade de Évora contempla. Entre objetos, textos, imagens, músicas, passeios e conversas podemos percorrer a História e as Estórias deste lugar.
O segredo estará em encontrar um tempo pausado para nos aproximarmos deste património e com a equipa do projeto de mediação cultural construir novos olhares e discursos que hoje farão sentido
pensar.
De duração curta e pontual até ações de caráter contínuo, diferentes tempos atravessam este programa, assim como ele se desdobrará entre espaços, a ESCOLA, a CIDADE, o JARDIM, mas também o CORPO e o PENSAMENTO.
Com a chegada do outono e os dias cada vez mais pequenos, voltamos a desafiar os jovens a pensar e sentir sobre Todas as coisas extraordinárias da Mente de cão. Esta proposta que atravessa temas fundamentais do Ser Pessoa deixa uma mensagem de força e esperança focando em tudo o que torna a vida tão extraordinária.
Já na primavera, celebramos a chegada das cores e das brisas com um concerto para ouvidos atentos, Canto dos pássaros do músico e compositor Nuno Cintrão. Através de uma guitarra e com objetos sonoros inesperados, o público é convidado para uma viagem sonora que vai fazer soltar as asas da imaginação.
Com o calor a fazer-se sentir, recebemos diretamente do Brasil, a artista e educadora Stela Barbieri, que partilhará com professores e mediadores culturais a formação Educação como floresta onde mergulharemos nas ecologias das relações.
Ainda, porque o Alentejo nos oferece um património imaterial inconfundível e porque estaremos a deixar de fora o potencial que este património vivo oferece, terminaremos a programação com um olhar atento sobre as pessoas, as suas vozes e as suas memórias.

Consulte a PROGRAMAÇÃO AQUI