Técnicos do “BioCanteens#2” conheceram trabalho realizado em Évora
Atualizado em 13/06/2023Évora integra desde este Verão a rede de transferência de conhecimento “BioCanteens#2” que visa a partilha de experiências e boas práticas em cantinas escolares, tendo como meta a sustentabilidade ambiental. Tal rede permite a replicação em Évora e outras cidades europeias de uma “boa prática” da cidade francesa de Mouans-Sartoux neste domínio.
Refira-se que Évora, através desta candidatura ao programa europeu de promoção do desenvolvimento urbano sustentável “URBACT”, procura consolidar o trabalho desenvolvido e evoluir para novos patamares. Isto porque tem já implementada nas escolas do 1º ciclo de Évora a “Ementa Escolar Sazonal Mediterrânea”, adaptada à sazonalidade e que recorre a uma significativa proporção de produtos locais.
Assim, foram recebidos em Évora um dos coordenadores do projecto a nível Europeu, Francoise Jegou, e a técnica da Câmara Municipal de Torres Vedras, Paula Rodrigues, que, durante três dias, reuniram na Câmara Municipal de Évora com os técnicos municipais e os Presidentes das Uniões das Freguesias parceiras, visitaram explorações e produtores locais [Quinta da Perdigoa (João Correia), Quinta da Machoca (Miguel Matos), Quinta do Lagarto (Luís Reis) e Quinta da Papagaia (Carlos Balça)] e conheceram o projecto pedagógico do Núcleo Museológico do Alto de São Bento, as Hortas Urbanas e o projeto “Horta da Nora”, da União de Freguesias de Bacelo/Sra. da Saúde.
No dia 27 de Agosto de 2021 realizou-se uma visita à cantina da EB1 do Bairro da Câmara onde foi possível conhecer mais de perto o trabalho das cozinheiras dos refeitórios escolares. Neste dia, a Vereadora Sara Dimas Fernandes apresentou os aspectos mais relevantes do trabalho em curso, ao qual estão associados o Programa Municipal de Disponibilização de Suplementos Alimentares das Cantinas Escolares, o programa Eco-escolas, o Pesa em Movimento, o Desafio pela Saúde, o Km0 (UE+Restauração), as Hortas Urbanas, o Miúdos e Graúdos ou a Escola do Pão (este em preparação para voltar a reutilizar um dos moinhos do Alto de S.Bento).
No final, foi servida uma refeição tradicional alentejana, confecionada na cantina escolar com produtos locais, na qual participaram também as crianças que frequentam projecto municipal de actividades de ocupação de tempos livres “Ser a Brincar” que acolheram os visitantes com uma canção e cozinharam uma tarte de maçã.