Conselho Municipal de Educação de Évora tomou posse e aprovou Plano de Atividades para o novo ano letivo
Atualizado em 26/07/2022A tomada de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação de Évora decorreu no dia 21 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Após a tomada de posse, nesta primeira reunião do órgão, presidida pelo vice-presidente e vereador do pelouro da Educação, Alexandre Varela, foi aprovado por unanimidade o Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação.
No ponto seguinte, a responsável pela Divisão de Educação e Intervenção Social (DEIS) da Câmara Municipal de Évora, Helena Ferro, apresentou a proposta de Plano de Atividades Anual a concretizar no próximo ano letivo. Destacou as principais matérias a analisar nas diversas competências do Conselho, como sejam Política e Desenvolvimento Educativo, Carta Educativa, Projetos Educativos do Município, Ação Social Escolar, Segurança dos Espaços Escolares e Acessos, Edifícios Escolares, entre outras e respetiva calendarização. O Conselho debateu e aprovou por unanimidade o seu Plano de Atividades Anual.
Esta reunião contou, igualmente, com a presença de dois técnicos da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). O técnico da CIMAC, Ricardo Barros, apresentou o Plano Intermunicipal de Transportes Escolares do Alentejo Central – PITEAC – 2022/2023. O ponto foi aprovado por maioria, com 4 abstenções.
O Plano de Transporte Escolar 2022/2023 da Câmara Municipal de Évora foi também apresentado nesta reunião pela técnica da DEIS, Adelina Paredes, usufruindo deste benefício 586 alunos, num valor global de investimento estimado em 529.094,61€. Esta proposta foi aprovada por unanimidade. O ponto acerca da Ação Social Escolar – ano letivo 2022/2023 mereceu igualmente aprovação unânime.
A Ordem de Trabalhos incluiu, ainda, informação sobre o ponto de situação do processo de Transferência de Competências.
No final, o vice-presidente Alexandre Varela fez também o ponto de situação referente às negociações em curso para requalificação da Escola Secundária André de Gouveia e andamento de obras na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício e na Escola de Santa Clara.