Está inaugurado o Moinho de Vento do Alto de S. Bento
Atualizado em 17/10/2022Mesmo sem a ajuda do vento, o Dia Mundial do Pão, que se celebra no passado domingo, serviu de mote para a romaria de largas centenas de pessoas ao Alto de S. Bento, para assistirem à inauguração do moinho agora recuperado e em condições de exercer a sua função tradicional de moagem.
Sob o olhar atento da população, a iniciativa arrancou com o espetáculo “A História do Pão”, com a participação da comunidade educativa e do Grupo de Cantares de Évora, seguindo-se o tão aguardado momento em que o moinho foi colocado em plena atividade, com ajuda de pequenos voluntários que “substituíram” o vento. O interior do moinho pôde também ser visitado por todos os presentes.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado pelo Professor Galopim de Carvalho, um dos responsáveis pelo evoluir do processo. Na sua intervenção, o autarca agradeceu a todos quantos contribuíram para o sucesso desta recuperação, que representou um investimento de cerca de 200 mil euros, lembrando que este espaço está, a partir de agora, ao serviço da educação e do ensino pedagógico permitindo, também, acrescentar valor turístico ao Núcleo Museológico do Alto de São Bento.
Recorde-se que, ainda em 1999, no âmbito do projeto educativo “A Escola Adota um Monumento” e, na sequência da adoção dos moinhos do Alto de S. Bento pela EB da Vista Alegre, a Câmara Municipal de Évora e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), sob a coordenação científica do Professor Galopim de Carvalho, assinaram um protocolo para restauro de dois moinhos, que vieram a tornar-se centros interpretativos de geologia e florística.
Mais tarde, em 2019, começam verdadeiramente as ações tendentes à recuperação de um dos moinhos para o exercício da sua função tradicional de moagem. Tendo como base inicial um estudo etnotecnológico realizado por especialistas, foi então possível avançar para o trabalho de recuperação propriamente dito. Tanto na construção como nos diversos componentes e mecanismos, foram utilizados materiais e técnicas que permitem preservar a forma tradicional de funcionamento.
A recuperação deste moinho de vento para a sua função tradicional e histórica vem acrescentar uma importante vertente pedagógica ao Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, dado constituir um elemento identitário do local, com valor histórico, ambiental e sociocultural. O moinho recuperado e em funcionamento vem ainda enriquecer a panorâmica desta colina que marca a paisagem da Cidade.