Évora acolhe filmagens para série televisiva luso-espanhola
Atualizado em 17/07/2025O centro histórico de Évora recebe amanhã, 18 de julho, a equipa de filmagens responsável pela gravação da série televisiva “Millennial Mal”. Trata-se de uma produção luso-espanhola que será exibida, em datas a anunciar, na RTP (Portugal) e na Filmin (Espanha).
As filmagens vão decorrer, ao longo desta sexta-feira, em locais icónicos como o Jardim Diana/Templo Romano, Praça de Giraldo, Fonte das Portas de Moura, o Alto de São Bento ou a Sé Catedral, os quais serão percorridos pela protagonista da série. Desta forma, Évora surge como um apelo. “Uma cidade sonhada, bela e inspiradora, cuja presença, nesta produção, constitui um dos seus momentos mais marcantes a nível visual e narrativo”, revela a Ukbar Filmes.
Com os atores portugueses Afonso Pimentel e Helena Caldeira no elenco, esta série de ficção filmada em Pamplona e Évora “acompanha Judith, uma mulher de 44 anos que, por erro administrativo, regressa à universidade e decide assumir a identidade de uma jovem estudante de 20 e poucos anos. Esta premissa original dá lugar a uma história divertida e comovente sobre reinvenção pessoal, que cruza gerações e desafia convenções. Ao longo dos cinco episódios de 25 minutos, a série reflete sobre temas como a juventude, o envelhecimento, o lugar da mulher na sociedade e o papel transformador da educação”, desvendam os produtores.
Esta “narrativa ganha ainda mais significado ao integrar Évora — cidade que, sendo património histórico e cultural de valor incalculável, se renova todos os anos com o entusiasmo dos estudantes que a habitam”, acrescentam.
Refira-se que para além dos atores profissionais, participam nas gravações cerca de meia centena de figurantes, recrutados, na sua maioria, a partir da população eborense.