Executivo Municipal visitou a obra de remodelação da rede de águas e os achados arqueológicos em São Manços
Atualizado em 10/07/2025
publicado em 10 de julho de 2025
Conhecer no terreno o andamento da obra de Remodelação da Rede de Águas e Águas Pluviais e do respetivo acompanhamento arqueológico foi a finalidade da visita realizada esta semana (7 de julho) pelo Executivo Municipal eborense à freguesia de S. Manços.
Recorde-se que no decurso do acompanhamento arqueológico da obra, foram colocadas a descoberto relevantes estruturas arqueológicas de cronologia tardo-romana, ou seja, do período entre os séculos IV e VI d.C. Essas estruturas estão associadas, segundo interpretou a equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Évora, “a um grande edifício público, cuja função ainda permanece desconhecida”.
Explicam os técnicos municipais que já “foi também exumado um vasto conjunto de materiais arqueológicos, com destaque para uma pilastra em mármore, do século I d.C. e que revela uma grande riqueza arquitetónica”, descobertas “de grande importância, constituindo um contributo fundamental para a compreensão de um local que deverá ser dos maiores núcleos de arqueologia romana do Concelho de Évora, fora do Centro Histórico”.
Decidiu-se, na sequência da reunião mantida no local, continuar com os trabalhos arqueológicos consubstanciados na abertura de uma sondagem na Rua Francisco Manuel Murteira, no alinhamento das estruturas já anteriormente encontradas, de forma a compatibilizar os achados com os necessários trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de água, em curso.
Uma decisão que atendendo à grande importância histórica, patrimonial e cultural do local, pretende, por um lado, evitar a destruição dos vestígios não afetados por intervenções anteriores, que eventualmente ainda se mantenham no subsolo e, por outro, permitir o bom andamento da obra.
A Câmara Municipal de Évora apela à compreensão dos moradores para os constrangimentos associados à conciliação dos trabalhos arqueológicos com a obra de remodelação da rede de águas, intervenções que, uma vez concluídas, contribuirão de forma significativa para o aumento da qualidade de vida da população de S. Manços.