Início > Casa da Balança
O primeiro núcleo museológico da Câmara Municipal de Évora surgiu enquadrado, estratégica e financeiramente, no projeto Stratcult, criado no âmbito da Rede MECINE em 1997, no qual a cidade de Évora, como membro desta rede, participou, em parceria com as cidades de Lamia, Linkoping, Roskilde, Speyer e Tarragona.
Em Junho de 1997, a Divisão Cultural da Câmara Municipal de Évora dava início ao estudo e inventariação de um espólio metrológico que viria a constituir o fundo patrimonial de um núcleo museológico dedicado à Metrologia, sediado na cidade de Évora, e que se veio a denominar Casa da Balança| CB.
A instalação museografia da CB teve início em 1998. Em Junho desse ano era elaborado o primeiro documento de divulgação pública do núcleo e o seu programa museológico. A sua instalação foi precedida de uma consulta, ao nível da conservação, visando determinar o estado e as características do espólio e do edifício que a iria acolher.
O edifício disponibilizado pela Autarquia para instalar a CB era um velho armazém, localizado no Largo do Chão das Covas, na Freguesia de S. Mamede, que foi construído em 1949 para apoiar o mercado de produtos hortícolas que na altura surgiu no largo. As obras de reabilitação do edifício decorreram em 1998 e compreenderam a criação de: uma área de exposição; uma reserva do espólio; uma instalação sanitária de apoio ao núcleo; e instalações sanitárias públicas com acesso pelo exterior do edifício. O projeto de reabilitação foi da autoria do arquiteto da Câmara Municipal de Évora, João Videira, tendo as obras sido coordenadas por vários serviços municipais.
Para saber mais consulte o site: http://www2.cm-evora.pt/casadabalanca/casa_balanca.asp
Atividade a destacar:
Exposição
“Se um chapim incomoda muita gente”
O que têm em comum a Ribeira da Pachola, um cocho e um mocho? Esta é uma resposta dupla, pois são três elementos da região do concelho de Évora e todos entram neste novo projecto de animação da Casa da Balança.
Destinado a grupos dos 3 aos 8 anos de idade, em contexto escolar ou familiar, este projecto inicia-se no próximo dia 4 de Maio, funcionando sob marcação prévia.
Data: a partir de 4 de Maio de 2015
Gratuito
Informações Adicionais
Serviço responsável: DCP – Divisão de Cultura e Património, Câmara Municipal de Évora
Chefe de Divisão: Dr. Miguel Pedro
Endereço: Praça do Sertório 7004-506 ÉVORA
Telefone: +351 266 777 033 | Ext.: 1651
Email: cme.dcp@cm-evora.pt