POCITYF – Visita Técnica para Início da Implementação das Soluções nos Edifícios
Atualizado em 20/10/2022No âmbito do projeto POCITYF e na procura de uma cidade mais inteligente e sustentável energeticamente, foram feitas visitas técnicas à Escola Básica do Rossio, ao edifício do Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora e ao Edifício dos Paços do Concelho, com o propósito de se dar início à implementação das soluções propostas pelo projeto.
Posteriormente serão feitas visitas aos restantes edifícios (Arena de Évora, Escola de S. Mamede, Escola da Vista Alegre, estacionamento junto à entrada das piscinas, estacionamento junto à GALP, Mercado Municipal e Teatro Garcia de Resende) que também serão alvo de intervenção na implementação das soluções inovadores do projeto.
Recorde-se que o POCITYF é um projeto de cidades e comunidades inteligentes, que tem como objetivo principal a criação de um conjunto de blocos de energia positiva – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual – nas cidades-piloto de Évora (Portugal) e Alkmaar (Holanda), replicando posteriormente para as restantes cidades como Granada (ES), Bari (ΙΤ), Celje (SI), Ujpest (HU), Ioannina (GR) e Hvidovre (DK).
O POCITYF pretende demonstrar em Évora a instalação de soluções ao nível de edifícios e áreas urbanas que permitam o aumento do autoconsumo de energia, poupança de energia e elevar a quota de energia renovável produzida no local.
Algumas das soluções inovadoras que estão previstas para os locais referidos são:
- Janelas, coberturas e clarabóias com vidros fotovoltaicos;
- Coberturas com tela fotovoltaica;
- Telhas tradicionais fotovoltaicas;
- Inversores inteligentes bidirecionais;
- Baterias de segunda vida do setor automóvel reconvertidas para uso nos edifícios;
- Protótipo de carregador de veículos elétricos que permita o fluxo de energia bidirecional entre veículo elétrico e edifício;
- Sistemas de gestão inteligente dos edifícios (BMS), com
- regulação automática da iluminação em função dos níveis de iluminação natural e da ocupação dos espaços,
- equipamentos de ar condicionado conectados com funcionamento otimizados em função da ocupação e da qualidade do ar;
- Routers de energia com integração de armazenamento de energia;
- Estações de recolha de dados ambientais, que permitam a identificação do impacto das soluções do POCITYF na cidade.
Outras soluções a implementar são:
- Plataforma P2P de troca direta de energia entre os cidadãos produtores e consumidores;
- Aplicações móveis voltadas para os cidadãos tais como a App para turismo e a App para os eventos culturais;
- Solução PAYT em várias zonas de Évora e Valverde, visando a promoção de mudança para comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.
Estão ainda previstas soluções que proporcionem um ecossistema de inovação aberto para que os cidadãos participem na criação de soluções, tomada de decisão, planeamento e resolução de problemas.
Mais informações sobre o projeto poderá consultar em www.pocityf.eu/city/evora/