7.º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente a decorrer em Évora
Atualizado em 20/12/2023O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, participou no dia 25 de janeiro na sessão de abertura do 7.º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente”, organizado pela EventQualia e pela Secção de Pediatria Social da Sociedade Portuguesa de Pediatria, que se realiza até dia 27 de janeiro, no Évora Hotel.
Durante os próximos 3 dias cerca de 300 participantes de áreas técnicas e científicas como pediatria, medicina geral e familiar, direito, nutrição, psicologia, desporto, educação, sociologia e serviço social irão debater questões e problemáticas relacionadas com a infância e adolescência.
Um encontro que, tal como explicam os seus organizadores, “visa contribuir para que as carências ao nível do estudo das questões sociais da infância e adolescência sejam reconhecidas e respondidas através de uma abordagem multidisciplinar, composta por contributos das diversas áreas técnicas e científicas que, através de perspetivas diferentes, visam promover uma infância mais saudável e feliz”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal deu as boas vindas e agradeceu a escolha de Évora para a realização deste congresso. Sublinhou a importância que desde há muito tempo Évora dá a estas temáticas, recordando a criação da Ludoteca que atualmente está a ser requalificada para enfrentar os desafios dos novos tempos.
Todo um conjunto de problemáticas preocupam também a autarquia que tenta encontrar respostas para questões como por exemplo a sobrecarga das crianças com atividades que as deixa com falta de tempo para brincar, as dificuldades das famílias ou o papel das redes sociais na moldagem de comportamentos, entre outras questões.
Fez também uma referência ao facto de Évora ser Capital Europeia da Cultura em 2027 (convidando todos para voltarem a Évora também nessa data) e ao conceito “Vagar” que orientou a candidatura. Conceito bastante atual, como explicou, numa sociedade acelerada, onde cada vez existe menos tempo para refletir, sendo urgente ganhar esse vagar para a direcionar numa via mais humanista.
A sessão de abertura finalizou com a atuação do Coro Juvenil dos Salesianos de Évora que apresentou uma canção com letra de sua autoria e música da cantora Luísa Sobral, canção que também já foi vencedora de um concurso de escrita nacional.