Artes à Escola promove oficina “Procurar Liberdade”
Atualizado em 31/03/2025Uma oficina intitulada “Procurar Liberdade”, dinamizada pelos artistas Anabela Calatroia, Chissangue Afonso, Rui Xerez de Sousa, realizou-se no dia 27 de março, na Biblioteca da Escola André de Resende para os alunos do Clube de Leitura (Professora Margarida Amaral) e para o Clube de Gravura (Professora Sandra Caeiro). No dia 3 de abril, será realizada a 2ª sessão com o mesmo grupo de alunos na referida Biblioteca Escolar.
Esta oficina, inserida no programa municipal “Artes à Escola”, pretende ouvir os jovens, propor-lhes que transformem palavras em histórias, que tracem caminhos, convidem à reflexão e possam inspirar ação.
As oficinas “Procurar Liberdade” estão inseridas na 2ª fase da proposta “Lugar de Liberdade”, um projeto coletivo de intervenção no espaço público da Sociedade Harmonia Eborense com os seus associados e a comunidade, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que também integrou a edição de 2024 do “Artes à Escola”.
Através de alguns jogos como o “Cadáver esquisito” e/ou com palavras obrigatórias e proibidas, os alunos transformam palavras ou desenhos em histórias de forma totalmente livre ou profundamente constrangida, experimentando em conjunto a insegurança, o humor, a satisfação, mas também a desilusão e a gratuitidade da (o)pressão.
Este trabalho foi desenvolvido igualmente no 21 de março, na Escola Secundária André de Gouveia, para os alunos do 1º ano do Curso Profissional Ator/atriz da ESAG, com a colaboração da professora Glória Silva.
Pode conhecer mais sobre o projeto em #sociedadeharmoniaeborense #oquenaopodefaltarparaexistirliberdade #évora #25deabrilsempre #50anos25abril