Artes à Escola recupera sessões interrompidas pela pandemia
Atualizado em 22/11/2021O projeto municipal “Artes à Escola” está retomar as sessões que foram interrompidas devido à pandemia e a preparar a nova edição com os parceiros.
Neste sentido, decorreu esta manhã (29 de outubro) a terceira de três sessões da iniciativa “Beatriz e o Peixe Palhaço” (Espetáculo de teatro dirigido ao 1º Ciclo) no espaço da Bruxa Teatro (Antigos Celeiros EPAC). Na peça “ Beatriz procura respostas às suas perguntas, saídas para as suas buscas. Mas a peça não apresenta as soluções que gostaríamos de escutar, apenas nos convence de que elas não existem e assim propõe-se como metáfora. Beatriz e o Peixe Palhaço é um livro de esperança e de confiança na condição humana que há-de vir”. A Criação e Interpretação é de Elsa Pinho, com texto e direção de Moncho Rodriguez e música de Narciso Fernandes.
Moncho Rodriguez é o nome artístico de Ramon Rodriguez Guisande. De nacionalidade espanhola, vive em Portugal há mais de trinta anos. É encenador, e director de actores, cenógrafo, figurinista, aderecista, músico, dramaturgo e formador de actores.
“E todos os Heróis Morrem”- (Espetáculo de teatro dirigido ao Secundário) terá lugar no dia 23 novembro, às 15 horas, na Escola Secundária André de Gouveia. Visa olhar um trajecto de guerras e lutas entre estados, passando pela história do século XX da Europa, tendo em conta os momentos conturbados que vivemos. A apresentação contará com um espetáculo de teatro, seguido de conversa, assente nas diversas narrativas pela qual a Europa é composta. Com Hugo Miguel Coelho /Projeto coisasdocorpo.
“Levantei-me do Chão – Lado B” (Concerto-teatral, dirigido ao Secundário) é a proposta feita pela Associação Trimagisto, com a interpretação de Carlos Marques (para a manhã) de 24 de novembro, 2 sessões às 9H30 e às 11H30 na Escola Secundária Severim de Faria. Para além do espectáculo os alunos e os professores serão convidados a participar numa conversa informal em torno da temática inspirada na obra de José Saramago “Levantado do Chão”. Uma sessão que tem como convidados o Professor João Simas, Silvina Miranda (filha de Dinis Miranda – antigo preso político) e um membro da URAP (União de Resistentes Antifascistas Portugueses).
Artes à Escola é um projeto educativo municipal criado numa articulação entre a Divisão de Educação e Intervenção Social e a Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Évora. Teve a sua 1ª Edição em 2018-2019 e uma 2ª edição em 2019-2020, que está ainda a decorrer, devido aos constrangimentos associadas à Pandemia da COViD19.
É concebido com a intenção de disponibilizar à comunidade educativa do Concelho de Évora um programa cultural e artístico que engloba um conjunto diversificado de áreas e que contribui para enriquecer o contacto com as Artes e a Cultura, numa aproximação entre a comunidade escolar e a esfera cultural.
O principal objetivo é proporcionar às crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento, promovendo uma maior proximidade com os espaços e atividades culturais locais.
É seguindo esta premissa que o Artes à Escola tem a intenção de continuar a consolidar os seus objetivos, encontrando formas para desenvolver e promover um novo programa, numa 3ª edição pensada para o ano de 2022.