Câmara de Évora deu as boas vindas ao novo pessoal não docente
Atualizado em 20/04/2022O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, realizou durante a passada semana reuniões de boas-vindas ao pessoal não docente dos 4 Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Recorde-se que 290 funcionários transitaram, no dia 1 de abril, da tutela do Ministério da Educação para a da Autarquia, no âmbito da transferência de Competências decretada pelo Governo, sendo agora funcionários municipais.
O autarca, acompanhado das Chefes da Divisão de Educação e da Divisão de Gestão de Pessoal, reuniu terça-feira (12 de abril) com o Agrupamento de Escolas Severim de Faria, no dia 13 com os Agrupamentos de Escolas Gabriel Pereira e André de Gouveia e no dia 14 com o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício.
Nestas reuniões, os Directores dos Agrupamentos salientaram diversas questões sobre o funcionamento dos Agrupamentos e as responsáveis Municipais abordaram aspectos mais técnicos, tendo entregue documentação informativa.
Por seu turno, o Presidente Carlos Pinto de Sá focou alguns aspectos dos mais relevantes da presente transferência de pessoal, salientando também o trabalho notável feito pela Comissão de Acompanhamento, não deixando no entanto de demonstrar preocupação com a insuficiência das verbas que serão transferidas do Ministério da educação, muito abaixo dos valores necessários. Tal realidade, explicou o edil, poderá contribuir para agravar as assimetrias territoriais, nomeadamente entre o litoral e o interior do País, uma vez que as Câmaras com maiores recursos serão capazes de prestar maior apoio às escolas do que aquelas que têm menos, apesar da Educação ser um direito universal.
“Estamos aqui para fazer o melhor que pudermos para que o processo decorra o melhor possível”, considerou o autarca, admitindo que os próximos meses serão de aprendizagem, mas confiante que a resolução dos problemas se fará sempre através do diálogo entre todos os intervenientes, nomeadamente com os Agrupamentos.