Covid-19 – Equipas de Coordenação e de Saúde e Segurança do Plano de Contingência Municipal fazem ponto de situação
Atualizado em 05/07/2021As Equipas de Coordenação e de Saúde e Segurança do Plano de Contingência Municipal de Évora reuniram no dia 4 de Abril para efetuar o ponto da situação sobre a pandemia no Concelho. Desta reunião saíram orientações gerais, ao nível da prestação dos serviços públicos e dirigidas ao funcionamento interno do Município.
O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, sublinhou que o Concelho de Évora mantém uma situação de não-contágio comunitário pela pandemia COVID-19 e que os casos ativos de infeção (19) são residuais. Além disso, o autarca realçou que o Município tem cumprido com êxito o Plano de Contingência delineado, não tendo existido trabalhadores infetados com o vírus até ao momento.
No que concerne às orientações gerais, terminado o Estado de Emergência e acionado pelo Governo a Situação de Calamidade, foi imediatamente acionado, por obrigação legal, o Plano de Emergência Municipal. Está assim em convocação a Comissão Municipal de Proteção Civil.
As orientações da Direção-Geral de Saúde devem continuar a ser cumpridas e a atividade municipal adequada à Situação de Calamidade. Foi referido que a primeira onda da pandemia tem tendência para diminuir, o que dependerá, em larga medida, do comportamento da população e do cumprimento, nomeadamente, da distância física, da desinfeção das mãos e do protocolo respiratório. Foi abordada a possibilidade de existir uma segunda vaga da pandemia a partir de setembro, pelo que, assegurar proteções coletivas e, em complemento, proteções individuais (EPI), é também fundamental.
Em relação à prestação de serviços públicos pelo Município, as orientações vão no sentido de reiniciar o atendimento presencial com marcação prévia e implementar as barreiras acrílicas já adquiridas ou produzidas.
Reabrirá, no final desta semana, parcialmente e com as restrições definidas na legislação, o Complexo Desportivo Municipal e o Circuito de Manutenção (Alto dos Cucos) e será preparada a reabertura do Jardim Público.
A edilidade vai também preparar a reabertura dos Jardins de Infância, garantindo os EPI que são da sua responsabilidade e de acordo com o previsto na legislação. Neste âmbito, a Segurança Social vai assegurar testes COVID-19 aos trabalhadores das Creches, os quais devem estar concluídos até 18 de maio. Durante esta primeira fase de desconfinamento, a Autarquia, em conjunto com a Segurança Social e a Unidade de Rede, irá avaliar a necessidade de manter o Monte alentejano como espaço de acolhimento a pessoas sem-abrigo. Está ainda previsto o apoio ao Hospital do Espírito Santo (HESE), garantindo os acessos ao quartel das Mesquitas (junto ao Teatro Garcia de Resende), para instalação de parte do serviço de consultas externas.
Quanto ao estacionamento tarifado, será implementada uma aplicação digital móvel (“app”) gratuita, fornecendo alternativa ao uso dos parquímetros.
Foi decidida a reabertura dos cemitérios, com as restrições definidas na legislação, no dia 18 de Maio, sendo que os funerais mantêm o limite de 15 acompanhantes, exceto, se forem familiares (sem limite).
Foi ainda decidida a reabertura dos acessos ao perímetro da barragem do Divor.
A Câmara Municipal de Évora apela à cooperação cívica de todos e reafirma a confiança de que, juntos, vamos vencer este flagelo e retomar a vida normal e os caminhos do desenvolvimento.