DE 24 DE MAIO A 1 DE JUNHO FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA REGRESSA ESTE ANO COM NOVIDADES
Atualizado em 09/05/2025Para a edição de 2025, a decorrer de 24 de maio a 1 de junho, a Câmara Municipal de Évora voltou a convidar livreiros, escritores, ilustradores e outros agentes e emissários dos livros e da leitura. Sendo uma das novidades a abertura durante o período noturno, a Feira do Livro 2025 irá funcionar de domingo a quinta-feira entre as 10h00 e as 20h00, com alargamento do horário até às 22h na sexta-feira e sábado.
Quanto ao programa literário, o destaque vai para o regresso de A. M. Galopim de Carvalho e Afonso Cruz, e para a participação, pela primeira vez neste certame, de Francisco Moita Flores e João Pedro Mésseder. Confirmando o sucesso de anos anteriores, a “maratona de leitura transfonteiriça” voltará à Feira na manhã do dia 26 de maio, juntando alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida. A reunião “à volta dos livros e dos seus autores e promotores” será outro dos momentos altos do programa, em que haverá animação musical, performances, teatro, entre outros, com a participação de artistas e grupos não apenas de Évora, como também outros nomes reconhecidos de âmbito nacional.
Com organização da associação “É Neste País”, e integrada no programa oficial da Feira do Livro 2025, irá estar patente no novo Salão Central Eborense a exposição “O Meu Nome é Margarida”, uma homenagem a Margarida Morgado, a autora que escolheu a cidade de Évora para viver. A mostra inclui textos da escritora homenageada e ilustrações de Joana Dias.
No certame está confirmada a presença de diversas instituições e livrarias independentes da Cidade, mas também de outros pontos do País. A Câmara Municipal de Évora, entidade organizadora, teve como parceiros a Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Colaboraram ainda de forma ativa o Arquivo Distrital de Évora e a Escola de Artes da Universidade de Évora.