Em reunião pública de 13 de Janeiro de 2021
Atualizado em 05/07/2021Presidente da Câmara Municipal apresentou votos de um melhor ano novo.
Na primeira reunião pública de Câmara do ano de 2021, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, fez votos de “um melhor ano de 2021 na certeza de iremos ultrapassar a pandemia e procurar dar resposta à crise social e económica em agravamento”.
O autarca deixou o registo do falecimento de dois grandes nomes da cultura portuguesa: o fadista Carlos do Carmo e o escultor João Cutileiro, com os respectivos votos de pesar, que a seu tempo foram também enviados às respectivas famílias e mereceram a unanimidade de todo o Executivo camarário.
A Vereadora Elsa Teigão (PS) propôs enviar à Comissão de Toponímia a proposta de atribuição do nome do escultor João Cutileiro à Rotunda das Portas de Raimundo, local onde figura uma obra do artista, o Arco Romano. A proposta foi subscrita por todos os eleitos.
Entre outros assuntos abordados, o Presidente Carlos Pinto de Sá informou também sobre a preparação das eleições presidenciais, desta vez efectuadas numa situação extremamente difícil e complexa, mas priorizando a segurança sanitária. Seguindo as orientações da Comissão Nacional de Eleições e a Direção-Geral de Saúde, a autarquia eborense trabalha desde há algum tempo na preparação das medidas que permitam o voto da população em segurança. De entre o conjunto destas, salienta-se o aumento de mesas, a distância de segurança e até da mudança para novos espaços. Por exemplo, a habitual votação nas secções da Escola da Horta das Figueiras será transferida para o Pavilhão do Juventude. A situação do voto antecipado também já está a ser ultimada, assim como a forma de voto dos cidadãos que estão retidos em casa pela doença, sendo os utentes dos lares equiparados a estes últimos.
Nesta reunião, o Presidente da Câmara Municipal fez também o ponto de situação da pandemia, salientando o constante aumento de casos diários que, como se prevê no país, continuarão a agravar-se nas próximas semanas. Salientou que os contágios se verificam, sobretudo, em meio familiar e que os surtos mais preocupantes, ainda em curso, são de 2 lares. O Concelho tem já 27 óbitos, tendo o autarca deixado uma palavra de pesar para as famílias em luto que alargou ao Alentejo e ao País. Destacou o trabalho de combate à pandemia e o significativo trabalho conjunto que tem sido realizado com outras entidades.
Exemplo desse trabalho é a recém-criada Estrutura Municipal de Apoio ao Hospital, a funcionar no pavilhão da antiga Siemens, arrendado pela autarquia eborense. Ainda que sendo um pavilhão industrial, foi adaptado e renovado no interior e transformado numa enfermaria completa que reúne todas as condições necessárias (3 espaços de enfermaria, refeitórios e espaços de descanso separados para doentes e pessoal da saúde, gabinetes para médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, áreas para medicação, entradas e saídas separadas, aquecimento, etc,), trabalho que foi supervisionado e aprovado pelos diversos responsáveis do Hospital do Espírito Santo, sendo o Hospital que assegura as equipas de saúde. Já acolheu 6 doentes e 1 deles já teve alto por estar curado.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu ainda a várias entidades e particulares que doaram equipamentos, tendo salientado a doação de 20 camas hospitalares articuladas e colchões pela empresa Create IT (Projeto Aconchegar). Esta Estrutura Municipal de Apoio ao Hospital (EMA HESE) foi montada em tempo record tendo destacado o empenhamento dos trabalhadores municipais. A EMA funciona como uma extensão do Hospital.
Foi ainda aprovado, por unanimidade, o alargamento do apoio social a famílias carenciadas, consubstanciado através de um novo Regulamento que, inclui ainda o Cartão Évora Solidária e o Cartão Social do Munícipe, aumentando os apoios sociais bem como as famílias abrangidas.