Escola Básica da Cruz da Picada celebrou Dia Aberto à comunidade
Atualizado em 05/07/2021
O Dia Aberto na Escola Básica da Cruz da Picada decorreu esta semana (10 de Março) num ambiente de confraternização e muita animação, que contou com a participação da Vereadora da Educação do Município de Évora, Sara Dimas Fernandes.
Trata-se de uma iniciativa que acontece anualmente no âmbito do projeto MUS-E, este ano designada “Eu, Tu, Nós e a nossa Identidade Comum”, conforme tema do Plano de atividades de toda a escola. Neste dia, o estabelecimento de educação está aberto à comunidade educativa, nomeadamente familiares dos alunos, que convida para participarem numa série de atividades conjuntas.
Além desta actividade, o MUS-E desenvolve também nesta escola a formação de docentes e de pessoal não docente e encontros internacionais entre artistas, docentes e crianças, que se traduzem em momentos de aprendizagem para todos e troca de boas práticas, além da interculturalidade que promovem.
Inclui, igualmente, o projeto Erasmus+Arte por la Convivencia, intercâmbios com alunos de outras escolas e países com MUS-E, Dia do Agrupamento – projeto anual desenvolvido entre os artistas, docentes e alunos – que culmina num espetáculo final de ano letivo que este ano se intitula “Atmo: uma história da criação do mundo” e está agendado para 2 de Junho, na Igreja de S. Vicente.
Recorde-se que o MUS-E tem origem em Yehudi Menuhin – um dos maiores intérpretes musicais do século XX e um grande humanista – que, cria a Fundação Yehudi Menuhin com o objetivo de coordenar e desenvolver projetos e ações que valorizem as expressões artísticas no desenvolvimento das crianças.
Em 1993, juntamente com Werner Schmitt, cria o Projeto MUS-E, projeto internacional com finalidades artísticas, pedagógicas e sociais. O projeto é desenvolvido em vários países. Em Portugal, iniciou-se em 1996, numa escola de Algés e, em Évora, em 1999, na Escola da Cruz da Picada. No ano 2000, foi criada a Associação Yehudi Menuhin Portugal para coordenar o projeto a nível nacional.
O MUS-E prevê que artistas e docentes trabalhem em conjunto, possibilitando às crianças o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas, contribuindo para o sucesso educativo e para a diminuição de situações de violência, racismo e exclusão social.
Na EB da Cruz da Picada trabalham, com as quatro turmas, dois artistas: António Bexiga e Diogo Duro. Integram também nas sessões alunos do centro de aprendizagem de autismo e do pré-escolar da Cruz da Picada.
A Câmara Municipal de Évora apoia e acompanha o desenvolvimento do projecto MUS-E desde o início. Nos últimos dois anos, a autarquia contrata o segundo artista. O Agrupamento de Escolas disponibiliza uma psicóloga e uma animadora do Espaço Com(tacto) a meio tempo na escola. Esta resposta educativa e social do Agrupamento de Escolas insere-se no contexto do programa T.E.I.P (Território Educativo de Intervenção Prioritária).
P.JPG P1.JPG P2.JPG P8a.JPG P10.JPG P11.JPG P16.JPG P23.JPG P27.JPG