ÉVORA RECEBE ENCONTRO SOBRE “NOVAS FORMAS DE VIVER”
Atualizado em 21/03/2025Esta a decorrer, durante os dias de 21 e 22 de março, no Salão Central Eborense, a terceira edição do encontro “Novas Formas de Viver”.
Este é um encontro que tem como objetivo discutir o papel da nova geração de cooperativas de habitação na resolução de um dos maiores desafios da atualidade, através da coletivização da propriedade. Os debates, que contam com a participação de técnicos, investigadores e especialistas de diversas entidades de âmbito nacional, irão abordar as parcerias entre organismos públicos e cooperativas, acesso ao património público, contributos da investigação para o desenvolvimento dos projetos de habitação cooperativos. Serão apresentados também projetos em curso de cooperativas integrantes da Rede Co-habitar. O programa prevê ainda a realização de um workshop sobre “Como atrair pessoas e dinheiro para a propriedade coletiva” e uma visita guiada a bairros com habitação a custos controlados.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, interveio na sessão de abertura começando por felicitar a rede Co-Habitar pela iniciativa, deixando uma mensagem de abertura por parte do Município para colaboração mútua. Teve ainda oportunidade de referir o importante papel que ao longo da história da democracia em Portugal as cooperativas de habitação têm desempenhado na promoção da habitação acessível, tendo ilustrado com vários exemplos de bairros em Évora.
Carlos Pinto de Sá chamou ainda a atenção para a necessidade de refletir sobre a necessidade de intervenção do Estado Português na oferta de habitação pública e na implementação de políticas que defendam o acesso à habitação por parte dos mais carenciados. Recordou a propósito que o Estado é primeiro responsável por criar condições para a existência de habitação para todos, garantia consagrada na Constituição da República Portuguesa. Defendeu ainda o Presidente da Câmara de Évora a necessidade de implementação de políticas europeias que intervenham no mercado imobiliário para limitar as consequências negativas da especulação internacional, que se reflete de forma crescente nos preços da habitação.
O evento foi organizado pela Rede Co-Habitar, associação nacional de cooperativas de habitação em propriedade coletiva, com a parceria da Câmara Municipal de Évora e da Ordem dos Arquitetos, Secção Regional do Alentejo. Programa completo em: https://www.cm-evora.pt/eventos/novas-formas-de-viver-construir-comunidade/