Festival Imaterial “traz o mundo a Évora” até 27 de maio
Atualizado em 22/05/2023O grupo belga Huelgas Ensemble deu início, na Sé Catedral, à terceira edição do Imaterial, festival que dá corpo ao encontro de culturas, durante nove dias, na capital alentejana. Concertos, cinema documental, conferências, visitas e outras atividades, juntam-se para a celebração do Património Imaterial. Tudo com acesso gratuito através de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Évora e da Fundação Inatel.
Antes de a música ecoar pela magnífica igreja da Sé, o vice-presidente da Câmara de Évora, Alexandre Varela, sublinhou que o Imaterial se integra na estratégia de afirmação de Évora a nível nacional e internacional, permitindo “dar Évora ao mundo e trazer o mundo a Évora”. Francisco Madelino, Presidente da Fundação Inatel, congratulou-se pela parceria que possibilita o evento.
Para a abertura do Imaterial, o grupo Huelgas Ensemble trouxe um espetáculo dedicado a Vicente Lusitano, compositor negro e por muitos considerado o maior compositor português do século XVI, pioneiro na música clássica europeia, e que terá, acredita-se, estudado em Évora. Esta é uma das mais aclamadas formações do mundo, com mais de 50 anos de carreira de um repertório musical que nos leva numa viagem sonora pelos períodos medieval e renascentista. Na sua discografia, imagine-se, encontramos mais de uma centena de gravações de obras vocais e instrumentais do século XII ao início do século XVII.
Para assistir aos concertos, é possível fazer reservas antecipadas através dos seguintes meios:
Teatro Garcia de Resende: 266 703 112 | BOL (bilheteira online): https://bit.ly/3NP1mgL
As reservas de bilhetes são limitadas ao máximo de 4 por pessoa e são válidas até 30 minutos antes do espetáculo. Após essa hora os bilhetes de reservas serão libertados para o público presente no local.
Mais informação sobre a programação em: http://festivalimaterial.pt/.