Jardim de Infância de Almeirim adaptado e integrado na rede pública
Atualizado em 12/09/2025A abertura do Jardim de Infância do Bairro de Almeirim teve lugar esta manhã (12 de setembro), com o mesmo já integrado na rede pública. A Autarquia sublinha que este espaço surgiu da necessidade de manter uma resposta social existente (Jardim de Infância São João de Deus – IPSS) numa área residencial onde a oferta de educação pré-escolar é escassa e, a nível da rede pública inexistente, até à data.
A integração do Jardim de Infância de Almeirim na rede pública, em concreto, no Agrupamento de Escolas Severim de Faria, tornou-se possível devido à cooperação do Centro Social e Paroquial de S. Brás, através da sua cedência em regime de comodato.
Para concretização da alteração da natureza deste equipamento foram necessárias algumas intervenções camarárias, nomeadamente um conjunto de trabalhos a nível de construção civil, carpintaria, serralharia, pintura, águas e esgotos, eletricidade, limpeza do espaço exterior, aquisição de mobiliário escolar e limpeza do pavimento do parque infantil. A execução destes melhoramentos correspondeu a um investimento de, aproximadamente, 17 mil euros.
Salienta-se que, com a integração deste Jardim de Infância, a rede pública de educação pré-escolar no concelho de Évora passou a ser constituída por 15 jardins de infância (7 nas freguesias rurais e 8 no perímetro urbano), num total de 26 salas de atividades, permitindo a inscrição de, no máximo, 650 crianças.
O Agrupamento de Escolas Severim de Faria vê, assim, aumentada a sua capacidade de resposta a nível da educação pré-escolar e a abertura do primeiro Jardim de Infância afeto ao agrupamento dentro do perímetro urbano.
A abertura deste espaço insere-se na programação de Início do Ano Letivo 2025/26 que pode consultar em https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/educacao/inicio-do-ano-letivo-2025-2026/