Município de Évora assina protocolo para apoio à intervenção precoce na infância
Atualizado em 24/11/2023Viabilizar a colaboração com as equipas concelhias de intervenção precoce que apoiam crianças entre os 0 e os 6 anos de idade é a principal finalidade do protocolo assinado no entre o Município de Évora e a Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo para o Sistema Nacional de intervenção Precoce na Infância, que teve lugar no dia 20 de novembro, no Palácio de D. Manuel.
Uma data em que se assinalou ainda o Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças, sendo esta assinatura também mais um contributo para prosseguir, a nível concelhio, o apoio às crianças mais vulneráveis e suas famílias.
No concelho de Évora, o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) conta com duas Equipas Locais de Intervenção (ELI’s) que, ao longo dos últimos 13 anos, já apoiaram um total de 3071 crianças e famílias.
As associações que dinamizam no terreno o apoio são a Associação de Paralisia Cerebral de Évora e a Cercidiana, sendo o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício o agrupamento de referência para a Intervenção Precoce na Infância.
O protocolo de colaboração foi assinado pelo Coordenador da Subcomissão Regional, Júlio Coincas e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela.
De entre as responsabilidades atribuídas ao Município destaca-se a colaboração com as Equipas Locais de Intervenção, a prestação de apoio logístico e técnico a ações lúdicas e terapêuticas, a sinalização e encaminhamento pelos técnicos municipais para as ELI`s as crianças com alterações nas funções e estruturas do corpo ou em risco grave de atraso de desenvolvimento e a disponibilização das instalações das piscinas municipais para a realização de eventos lúdico-terapêuticos duas vezes por ano, entre outras ações conjuntas.
Por seu turno, a Subcomissão Regional compromete-se, entre outras ações, a monitorizar as respostas dadas pelas ELI’s, proceder à recolha e atualização da informação disponível e promover de forma articulada com as ELI’s ações de sensibilização da comunidade local para esta temática.
Pode conhecer mais acerca do trabalho realizado pelo SNIPI em https://snipi.gov.pt/rede-servicos/eli#no-back