Noite das Criaturas das Trevas decorreu no Alto de S. Bento
Atualizado em 22/11/2021A “Noite das Criaturas das Trevas” decorreu no serão de dia 29 de Outubro, no Alto de S. Bento e permitiu aos participantes encontrar animais noturnos e conhecê-los melhor com as explicações fornecidas pelos investigadores André Oliveira e Marco Caetano, do Núcleo Herpetológico HerpEbora. Esta mesma atividade foi igualmente realizada no dia 30, no percurso pedestre “Da Vila à Ponte Velha”, em Lavre, e no dia 31, na Herdade da Mitra, perto de Valverde.
Tal ação visou a divulgação da ciência, desmistificando ideias que existem em torno destas espécies de animais e sensibilizando para a importância destes na conservação dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável.
Apesar da chuva e do vento, a atividade contou com mais participantes do que o esperado e, no percurso o grupo encontrou vários animais, desde sapos-corredores a sapos-de-unha-negra, algumas salamandras-de-pintas-amarelas, até uma cobra-de-capuz e um sapo-comum.
Os investigadores satisfazeram a curiosidade dos participantes, fazendo notar algumas características das espécies encontradas e como elas se adaptam e vivem. Tratou-se de uma forma diferente de descobrir a natureza e de despertar os nossos sentidos, mas também de observar no local o impacto da atividade humana na vida destas criaturas da noite, pois com a passagem dos veículos, foram aparecendo alguns sapos atropelados.
Esta iniciativa partiu do HerpEbora que, em parceria com a Câmara Municipal de Évora, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e a União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, realizou a atividade em diferentes locais do distrito.
Trata-se da continuidade de uma parceria no Alto de S. Bento que se tem estreitado nos últimos anos em torno da divulgação da ciência e da valorização do património natural.