Para atuação em missões de socorro – Évora já dispõe de Equipa de Intervenção Permanente
Atualizado em 22/11/2021Foi assinado ontem, 02 de novembro, o protocolo que veio criar para o Município de Évora a Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Câmara Municipal de Évora, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora e Autoridade Nacional de Proteção Civil, juntaram-se para assinar os termos do compromisso que deu origem à criação deste novo meio de socorro às populações.
A nova EIP, que será constituída por cinco elementos de entre o corpo de bombeiros, estará em alerta permanente para missões de socorro à população, designadamente em casos de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os casos de acidentes ou catástrofes, incluindo socorro a náufragos, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar. Para além destas, as EIP estão ainda preparadas para cumprir missões de colaboração com outras entidades de proteção civil, no âmbito das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.
A entrada em funções desta equipa só agora possível porque finalmente foram criadas condições financeiras às entidades envolvidas para garantir o seu funcionamento. A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar na Sala dos Leões dos Paços do Concelho com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Évora, João Inverno, da Comandante Operacional Distrital de Évora Maria João Rosado, para além de outras individualidades.
Nas intervenções que proferiram, o Presidente da Câmara e o Presidente da Associação dos Bombeiros foram coincidentes no reconhecimento da importância que este novo meio de socorro terá no apoio e socorro imediato à população do Concelho de Évora. De igual modo se reconheceu que este foi mais um exemplo do forte espírito de cooperação institucional entre as entidades envolvidas.