Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO INTERFACE MODAL DO ROSSIO DE S. BRÁS RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA
Atualizado em 07/12/2023O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado por técnicos do Município, visitou hoje (07/12/2023) a obra de “Requalificação do Interface Modal do Rossio de S. Brás”. A visita serviu para tomar conhecimento no local do desenvolvimento dos trabalhos, aproveitando para esclarecer e afinar alguns detalhes.
Nesta obra estão a ser construídos percursos pedonais de ligação ao Centro Histórico a partir da Estação Ferroviária, ao longo da Av. Francisco Barahona, e através do Rossio de S. Brás. Serão caminhos confortáveis, seguros e inclusivos, com zonas de descanso com vegetação e árvores de sombra, locais aprazíveis de paragem para descanso, contemplação ou recreio. A intervenção irá incidir também na orla periférica do Rossio de S. Brás, com ligação às zonas verdes já existentes no espaço envolvente das muralhas. Estão a ser construídas duas faixas pedonais/cicláveis: uma de ligação radial entre a estação e o centro da cidade e uma segunda para dar continuidade ao percurso pedonal envolvente da muralha, numa linha que pode ser de visita à cidade, passeio ou desporto. Estas faixas terão pavimento suave, regular e confortável, adequado à utilização por idosos, utentes com mobilidade reduzida, com carrinhos de bebé, tróleis de viagem ou de compras.
A “Requalificação do Interface Modal do Rossio de S. Brás”, cujo valor de investimento ultrapassa um milhão de euros, irá permitir o incremento da mobilidade suave através da criação de condições para a circulação pedonal e ciclável e para a utilização de modos de transporte mais limpos e eficientes. Os espaços periféricos do Rossio de S. Brás estão a ser redesenhados e requalificados por forma a disciplinar o estacionamento e devolver os passeios aos peões, ao mesmo tempo que se cumpre o objetivo de reduzir a entrada de viaturas automóveis no Centro Histórico.
Recorde-se que esta obra integra um conjunto de intervenções em curso na Cidade, em que se inclui também a “Requalificação da Variante ao Parque Industrial”, e que na sua globalidade se vão traduzindo na aplicação prática do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente aprovado pelo Município, após ter sido desenvolvido com a colaboração de toda a comunidade.