Projeto MUS-E promove ação ‘À Mão de Semear’ com os alunos da Escola da Cruz da Picada
Atualizado em 06/07/2021À Mão de Semear é uma ação educativa que está a decorrer na Escola Básica da Cruz da Picada. Através do programa MUS-E, há um trabalho regular de escuta, conto e leitura na referida escola desde Outubro de 2020, primeiro em regime presencial e actualmente usando outros meios devido ao encerramento temporário das escolas.
No âmbito do À Mão de Semear foram desenvolvidos postais “ilustrados” com objetos usados no acto de brincar e textos que acionam esse verbo vital, através da palavra. Lida. Dita. Brincada. Tipos de textos que têm marcado presença assídua nas sessões MUS-E pela sua fulcral importância na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral, bem como das competências linguísticas e leitoras.
Numa comunidade onde o acesso ao ensino à distância é uma barreira, esta foi a forma encontrada para continuar a lançar os textos À Mão de Semear. E, deste modo, estimular a leitura, a oralidade e a escuta, através de textos da tradição oral portuguesa e autores do domínio público, fazendo com que cheguem leituras a casa destas crianças.
Recorde-se que este trabalho é desenvolvido pela Associação Yehudi Menuhin Portugal que investe em projetos artísticos de continuidade na Escola da Cruz da Picada há 21 anos, com o apoio local, e mais recentemente com o financiamento, da Câmara Municipal de Évora.
Resulta de um trabalho muito estreito entre a equipa docente da escola, o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício e a artista Bru Junça (como Mediadora de Leitura), que realiza as sessões e concebeu esta ação. Este é mais um exemplo de que numa cidade educadora, “a educação transcende as paredes da escola para impregnar a cidade”.
O Programa MUS-E “tem por objetivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas. Ao constatar a existência de situações de violência, de racismo e de exclusão escolar e social, com consequências graves no absentismo e no insucesso escolar de crianças muito jovens, o MUS-E propõe-se também contribuir para a prevenção e diminuição desses problemas”. Conheça melhor este programa na página da Associação Menuhin Portugal em https://aymp.pt/mus-e/mus-e-portugal/