RECUPERAÇÃO DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO
Atualizado em 31/07/2023Concluída a renovação da fachada, seguem os trabalhos de consolidação estrutural e da cobertura.
O atual edifício dos Paços do Concelho, originalmente parte do antigo Palácio dos Duques de Sortelha (Sec. XVI) e sede do Município de Évora desde 1911, tem sido alvo de sucessivas transformações que ocorreram em vários períodos do século XX. Passadas algumas décadas sobre a última intervenção, o edifício apresentava já problemas evidentes, especialmente na cobertura, para além da degradação de elementos da fachada. Nesta conformidade, a Câmara Municipal, perante a possibilidade de captação de financiamento comunitário no âmbito da recuperação do Centro Histórico, avançou com um projeto de remodelação que tem vindo a ser desenvolvido em duas fases:
A primeira fase, que correspondeu à beneficiação de fachadas, foi iniciada em 2021 e concluída em 2022. Incluiu trabalhos de reparação e pintura, recuperação de caixilhos, e abrangeu os pisos térreo e superior de todo o edifício. A segunda fase, agora em curso, incide sobre as coberturas das partes mais antigas do edifício que confinam com a Praça do Sertório e até meio da Rua da Olivença, onde se localizavam patologias decorrentes da degradação de materiais, problemas de infiltração, para além da dificuldade de acesso aos forros e à cobertura para ações de manutenção. Esta fase integra trabalhos de consolidação estrutural e reparação das coberturas, revisão dos sistemas de drenagem, criação de acessos aos forros, às coberturas e à torre, e inclui ainda a recuperação do mecanismo do relógio. Os trabalhos no lanternim incluem a substituição do acrílico por vidro fotovoltaico contribuindo para a sustentabilidade energética do edifício, e sobre este um passadiço que permitirá a acessibilidade às coberturas e área técnica de climatização. Prevê-se ainda a recuperação das escadas em caracol da época medieval que se encontravam emparedadas.
Depois da requalificação do Palácio de D. Manuel, da remodelação do Teatro Garcia de Resende e do parque de estacionamento anexo, da recuperação do antigo Salão Central Eborense, da recuperação que vai decorrendo dos chafarizes e fontanários da Cidade, da renovação gradual das canalizações de abastecimento de água e drenagem de esgotos que têm vindo a ser executadas no Centro Histórico, das medidas de implementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, entre outras, a requalificação do edifício dos Paços do Concelho será mais um passo importante na renovação e revitalização do Centro Histórico de Évora, que cada vez mais e melhor se vai preparando para ser Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027.
A requalificação do edifício dos Paços do Concelho representa um investimento total de 1.771.760,87 €, financiado pelo Programa Comunitário Alentejo 2020 no montante de 1.505.996,74€. A conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2024.