Situação de Insegurança na Zona do Alto dos Cucos
Atualizado em 06/07/2021
publicado em 26 de fevereiro de 2021
- A população residente nas zonas do Alto dos Cucos e limítrofes (Évora) tem vindo a ser confrontada com um crescente clima de intranquilidade e insegurança decorrente de acampamentos ilegais que se têm estabelecido e alargado em propriedades privadas adjacentes. Verifica-se mesmo o uso ilegal de um edifício privado.
- A Câmara Municipal de Évora já, anteriormente, acompanhou tentativas de estabelecimento de acampamentos ilegais naquelas zonas e diligenciou, junto dos proprietários e das forças de segurança, para que a legalidade fosse reposta. E, de facto, foram desencadeadas operações que, temporariamente, resolveram o problema tendo o Município assegurado a limpeza da zona e a recolha de animais abandonados. Agora, a situação repete-se com maior gravidade, põe em causa a segurança de pessoas e bens e está a agravar-se e a alastrar para outros locais próximos.
- A Câmara Municipal de Évora esclarece, ainda, que recusou todos os pedidos de acampamentos ocasionais, ao contrário da informação falsa posta a correr.
- No âmbito das suas competências, a Câmara Municipal está a acompanhar com grande preocupação a situação de instabilidade e insegurança social gerada e garante que tudo tem feito e tudo continuará a fazer para que, tão breve quanto possível e respeitando a legislação em vigor (nomeadamente, quanto à intervenção em propriedades privadas), seja reposta a legalidade e a tranquilidade social da população daquelas zonas.
O Presidente da CM Évora,
Carlos Pinto de Sá
26/2/2021